A programação alusiva à Semana Santa começa hoje, 14, com missa do Lava Pés, às 19 horas, na Igreja Matriz e, no mesmo horário, na capela São Paulo, de Aguti; às 19h30 na capela São José, de Claraiba; às 21 horas no Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro e, uma hora depois, no mesmo local, quando chegam os participantes da via sacra/procissão luminosa, que tem como lema “Pela paz no mundo”.

 A programação da Sexta-Feira Santa, 15, com a Celebração da Paixão, tem atos religiosos às 15 horas em Aguti, São Valentim, Claraiba e na Igreja Matriz com a Procissão do Senhor Morto pelas principais ruas centrais da cidade.

Sábado, 16, serão celebradas missas do Fogo Novo às 19 horas na Igreja Matriz, Aguti e São Valentim, e às 19h30 em Claraiba.  Domingo, 17 será celebrada a Missa Pascal às 8 horas na Igreja Matriz e nas capelas de Valsugana, Indaiá e Baixo Pitanga; às 10 horas no Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro, na capela de Nossa Senhora de Guadalupe (Vasca), de Rio Bonito e Alto Pitanga, encerrando a programação às 19 horas com mais uma missa, na Igreja Matriz.

Santuário Santa Paulina – Hoje, quinta-feira, haverá missa às 10 e 15 horas, celebração da Ceia do Senhor com o Lava Pés, às 19 horas, seguindo-se o translado do Santíssimo para a capela própria e vigília até meia noite.

As celebrações tem seu ponto alto amanhã, 15, sexta-feira, às 10 horas, com celebração penitencial, em preparação às confissões, celebração da Paixão do Senhor e adoração à Santa Cruz, às 15 horas; dia 16, sábado, 10 e 15 horas, celebração das Sete Dores de Maria, prosseguindo às 19 horas com missa da Vigília Pascal, bênção do Fogo Novo e da água batismal e acendimento do Círio Pascal; dia 17, domingo, missas as 8, 10, 14 e 16 horas.

 La Terza Pasqualina – A La Terza Pasqualina, na Praça Getúlio Vargas, segue até domingo, 17. Hoje, 14, tem programação ao vivo, com Leo e Banda, às 19 horas; amanhã não há programação devido ao feriado religioso. Sábado, 16, haverá show do cantor Valmir Bertotti, a partir das 17 horas.  A La Terza Pasqualina encerra domingo, 17, com apresentação da academia de música Alan Facchini, às 17 horas.

Além de atrativos musicais, há outros na praça, como o coelho gigante, que tem 7,15 metros de altura; três árvores de Páscoa, duas delas repletas de casquinhas de ovos, em torno de 80 mil unidades, que foram pintadas pela comunidade e por alunos da APAE e escolas da cidade, uma feira de produtos coloniais e de bebidas, como chope artesanal; food trucks e até coelhinhos vivos junto das árvores.

Cottura veio para ficar

13 estabelecimento participam do festival gastronômico

O Cottura, o 1º Festival Gastronômico de Nova Trento, que começou dia 1º e termina neste domingo, 17, com 13 estabelecimentos participantes, veio para ficar, em todos os sentidos. Sem exceções, desde o dia 1º, moradores da cidade e da região, além de visitantes de outras cidades do Estado, conhecer alguns dos estabelecimentos participantes, entre restaurantes, vinícolas, uma cervejaria e cafés, e provaram – e aprovaram – as diferentes receitas, todas remetendo à memória gastronômica local.

Devido ao inegável sucesso, já há um forte sentimento de que ele não apenas será reprisado no próximo ano, como também ampliado e já provavelmente sendo realizado em um único local, o Centro de Eventos, que deverá estar concluído até lá.

Todos os 13 participantes registraram, pelo menos até a última quarta-feira, 13, visitantes das mais diferentes cidades de Santa Catarina e até de algumas outras unidades da Federação. Para o vice-presidente da Associação Neotrentina do Turismo de Nova Trento (Neotur), André Orsi, o Cottura “veio para ficar”, tanto tem sido o retorno positivo recebido pelos participantes e a satisfação das pessoas com o que provam ou bebem.

“Todos estão contentes, pois tiveram uma venda expressiva até agora”, resume, acrescentando a boa surpresa de estarem presentes centenas de moradores do Vale do Rio Tijucas e outras regiões do Estado, atraídos que foram e estão sendo pelo que temos de melhor na nossa culinária e na nossa tradição gastronômica”.

Avaliação muito positiva tem também o secretario de Turismo e Cultura, Rodrigo Bonecher: “O Cottura veio para incluir Nova Trento, definitivamente, nas cidades que fazem parte do Roteiro Gastronômico de Santa Catarina, mostrando esses menus saborosos que o visitante poderá experimentar. Tenho certeza que ele se consagrou logo na estreia e que seu sucesso se repetirá nos próximos anos”.

O Cottura segue até domingo com prazo de valores diferenciados para cada estabelecimento. Os preços variam de R$ 20 a R$ 99. É uma realização da Prefeitura, Secretaria de Turismo Associação Neotrentina do Turismo (Neotur),  tendo como apoiadores a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sebrae/SC através do programa Cidade Empreendedora. O patrocínio é do Sicredi.

São participantes do evento: Torento Sushi Bar; Pousada Cantina Italiana; Pousada Portal do Vígolo; Pizzaria di Iggio e Ivete; Restaurante Morro da Cruz; La Torre do Vinho Vô Luiz; Vinícola Castel; Bar e Cancha do Pinho; Vinhos Girola; Cervejaria Al Fero Birrificio; Pizzaria Mantoanelli; Churrascaria Dalla Brida e Natalina Pousada e Restaurante.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome