“Vacina boa”

Dá náusea saber que mesmo com quase 500 mil mortes por covid no pais, haja pessoas que se dão ao luxo de adiar a vacina para esperar uma “melhor” que as atuais disponíveis, como vem acontecendo em algumas cidades brasileiras. Dentre elas Balneário Camboriú, onde seu prefeito está tendo que bancar uma campanha para convencer a população a aceitar qualquer uma das que estão aí. Nessa polêmica estúpida quem deu a melhor definição foi o superintendente em Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Macário: “A vacina boa é aquela disponível, com duas doses”. Perfeito.

Aposta firme

Confiante em todas as informações e garantias que tem no momento, o governador Carlos Moisés aposta firme e sem hesitação, que até outubro todas as pessoas com mais de 18 anos deverão estar vacinadas em SC. Uma das estratégias é a vacinação em massa em alguns municípios, fora do cronograma oficial do Estado. Vamos torcer.

Depois

Com a aceleração da vacinação, o governo estadual pretende, também no segundo semestre, realizar eventos testes com pessoas que estejam com o esquema vacinal completo. A ideia é que sejam promovidos shows, feiras e eventos em que poderá ser observado o comportamento do vírus em momentos como estes. A Santur e a Secretaria de Estado da Saúde, junto com representantes de entidades do segmento, já estão trabalhando nisso.

Voto impresso

Levantamento do “Estadão” publicado ontem mostra que o voto impresso nas eleições, bandeira de Bolsonaro, deve ser aprovado na comissão que analisa o tema na Câmara, com aval não apenas de governistas. Dos atuais 32 deputados do colegiado 21 são favoráveis, dentre eles o catarinense Darci de Matos (PSD) e apenas quatro se opõem. Outros sete afirmaram ainda estar indecisos.

Na CPI

Conforme se esperava, a midiática e politizada CPI da Covid fez um calendário para ouvir os governadores, no período de 29 deste mês e 8 de julho. Carlos Moisés foi agendado para dia 6. Talvez não vá, como os demais, com o respaldo do Supremo Tribunal Federal, dispensando-os, como fez com o encrencado do Amazonas, Wilson Lima, que iria ser ouvido ontem.

Guga 20 anos

No dia 10 de junho de 2001, na quadra Philippe Chatrier, em Paris, o tenista catarinense Gustavo Kuerten conquistava uma das maiores façanhas da carreira. Com o tricampeonato do Grand Slam de Roland Garros, ele deixava o mundo do tênis aos seus pés. A lamentar que o Brasil não tenha aproveitado o “fenômeno Guga”. O tênis não ganhou o destaque esperado desde então. Mas Guga fez (e faz) tudo o que pode.

Escudo

As mulheres devem ganhar logo mais um manto de proteção às dias causas. Está pronta para votação no plenário do Legislativo estadual a proposta que cria a Procuradoria Especial da Mulher, que terá um espaço na Casa para receber e encaminhar as denúncias de violência e discriminação à elas aos órgãos competentes. Instancias do gênero já existem em 13 Estados, no Senado e em várias câmaras municipais pelo país.

Ainda mais transparência

Depois de uma sabatina pública com todos os candidatos homologados e transmitida ao vivo pela primeira vez, com 12 horas de duração, a OAB-SC disponibilizou em seu site os vídeos com a participação dos 12 advogados que seguem na disputa pela vaga de desembargador no TJ-SC. Dia 21 passam pelo voto direto da advocacia de todo o Estado que, também pela  primeira vez, escolherá os seis que a OAB encaminhará ao Judiciário.  No site estão os vídeos da sabatina e também apresentação de cada candidato, para dar ainda mais transparência ao processo.

Outros olhos

Há uma discussão aberta, da qual faz parte muita gente, como o leitor James Russel Souza Lima, de São Bento do Sul, que até concorda que o governo estadual destine R$ 350 milhões para obras que seriam de responsabilidade federal em SC, mas que dê atenção às estradas estaduais. Uma delas, em situação calamitosa, é a SC-410, que passa por São Bento e região.

Exemplo de cima

Bom exemplo o dado pelo Ministério Público de SC. Discordou frontalmente com o pedido do Conselho Carcerário de Joinville de incluir integrantes da instituição (MP) que atuam no sistema carcerário da comarca, entre os grupos prioritários de vacinação contra a covid-19. Manteve sua coerência desde o início da pandemia.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome