A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terá início segunda-feira, 23, e término em 22 de maio. O Dia “D” de mobilização nacional será no dia 9 de maio.

Os idosos e os profissionais de saúde serão os primeiros públicos a serem vacinados. De acordo com o Ministério da Saúde, a antecipação tem como objetivos facilitar e acelerar o diagnóstico da Covid-19 e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.

Segundo a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário de Nova Trento, a aplicação da vacina para idosos (60 anos e mais) será realizada em suas respectivas residências a partir de segunda-feira, em operação que acontecerá de forma gradual. As autoridades de saúde esclarecem que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas sim contra tipos de influenza, como o H1N1.

Grupos prioritários 

Confira os grupos prioritários, fases da estratégia e data para iniciar a vacinação por grupo:

  • 1ª fase: idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde – De 23/03 (aplicação feita nas residências);
  • 2ª fase: professores das escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento – Data: 16/04;
  • 3ª fase: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade – Data: 9/05.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome