Já limpos, restaurados e com cores vibrantes que parecem refletir luzes quando recebem o sol, os primeiros vitrais da Igreja Matriz São Virgílio começaram a ser repostos nesta semana por empregados de empresa especializada de Florianópolis. Se não for possível até amanhã, todas as 13 janelas duplas da primeira etapa de restauração e reposição estão instaladas já no início da próxima semana, a tempo de tudo estar pronto para as festividades da paróquia alusivas ao Natal e passagem do ano.

Outra novidade na Igreja Matriz é a volta dos 93 bancos (foto) que foram retirados como medida de prevenção à covid-19, para obedecer o distanciamento. Aproveitou-se para fazer a restauração em empresas especializadas de Brusque e do distrito de Claraíba.

Todos de peroba e canela preta, feitos manualmente há mais de 80 anos por marceneiros neotrentinos, os bancos precisaram atender algumas normas de ergonometria. Seus assentos ganharam alguns centímetros a mais, enquanto o encosto recebeu reclinamento de alguns centímetros, melhorando significativamente o conforto dos frequentadores da igreja. Todos os custos foram pagos por famílias da comunidade.

Uma terceira novidade na quase “nova” Igreja Matriz é o presépio deste ano, montado pela primeira vez em frente ao altar central, por integrantes da Pastoral da Família. Noutros anos ficava num canto lateral da parte de frente do templo, posição que nem sempre era percebida, principalmente por visitantes.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome