Volta às aulas 1

Em toda esta discussão em SC que envolve o retorno às aulas, as partes interessadas se deparam com contradições e questionamentos das decisões de cima.  Uma criança pode ir a um parque temático ou a um shopping, mas não pode retornar as escolas?

Volta às aulas 2

Mas quando até os secretários de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, e Educação, Natalino Uggioni, e o Ministério Público de SC defendem, juntos, o retorno às aulas presenciais, vem uma decisão judicial que impede tudo.  Aliás, o retorno às aulas é a única atividade atropelada por decisão judicial (monocrática, de um juiz) em SC.

Volta às aulas 3

Enquanto essa discussão não termina, a Associação das Escolas Particulares de Educação Infantil de SC contabiliza até agora a perda de 17 mil vagas do ensino infantil com o fechamento de 200 das 800 escolas do setor existentes no Estado. Dificilmente voltarão a reabrir, gerando além de desemprego nos municípios onde estão instaladas maior pressão por vagas no sistema público em 2021. Mais uma que direta e indiretamente o contribuinte vai bancar, queira ou não.

Vergonhas

É o cara de Pomerode que faz questão de exibir o símbolo do nazismo em sua piscina particular. Agora é a professora aposentada Ana Lúcia Martins, eleita vereadora no último domingo em Joinville, vítima de preconceito porque é negra. Assim, tristemente, SC emplaca manchetes na mídia nacional por tais vergonhas, protagonizadas por neonazistas que tem o poder de macular, diante do país e do mundo, a verdadeira índole dos catarinenses. Que não fiquem impunes.

Liberdade de imprensa

Os profissionais de imprensa de SC saúdam a eleição da jornalista Déborah Almada para comandar a Associação Catarinense de Imprensa no triênio 2020-2023 e o anuncio de uma de suas primeiras ações: a criação de uma diretoria exclusiva para cuidar de casos envolvendo liberdade de imprensa. Está ciente de que o jornalismo e os jornalistas vêm sofrendo ataques de todos os lados e a violência desses vêm aumentando de forma assustadora.

Mandato coletivo

Florianópolis é a única capital brasileira que não elegeu negros para a Câmara Municipal no último domingo. Mas em uma das 23 cadeiras, a partir de 2021 estará Cíntia Mendonça (PSOL), branca, que lidera o coletivo Bem Viver, integrado por uma mulher negra, Mayne Goes, e outra indígena, Joziléia Daniza. Para efeitos legais, o Tribunal Superior Eleitoral  contabiliza apenas a titular do mandato. O último vereador negro de Florianópolis foi Márcio de Souza (PT), professor, pesquisador e sambista que atualmente é secretário de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de SC. Uma figura ímpar, e muito boa gente.

Eleição contestada

Duas cidades de SC estão entre as 103 de todo país que tiveram o resultado da eleição para prefeito contestado na Justiça. São Anita Garibaldi, onde o eleito estaria enquadrado na Lei da Ficha Limpa por ter condenação por órgão colegiado em segunda instância, e Petrolândia, por suposta ausência de requisito de registro do prefeito eleito.

Zero voto

O partido Solidariedade se destacou na eleição para vereador em Florianópolis. Duas candidatas (Mayara Carlos e Paola Cristine) não se deram ao trabalho de sequer votar em si próprias. Maria Eduarda Andrade Andrade e Gregory Rodrigues, da mesma legenda, conseguiram um, provavelmente o seu.

Sessões híbridas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia,  convocou reunião de líderes de partidos e de bancada para segunda-feira.  Entre os assuntos em pauta  está a retomada das sessões híbridas na Casa, nas quais os 40 deputados podem participar presencialmente ou por videoconferência.

Boa ação

Hoje, 21, das 10 às 17 horas, na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, acontecerá o dia “D” para captação de familiares de pessoas desaparecidas. Serão oferecidos serviços como a coleta de materiais e informações necessárias para a construção de imagem que possa representar a progressão de idade da pessoa desaparecida; entrevista antropológica; coleta de material biológico dos familiares para inclusão no banco de dados; cadastro de desaparecidos e rede de apoio aos familiares.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome