Equipe de voluntários preparando as tradicionais broas. Foto: Divulgação

Famosa por sua gastronomia – broas e seus pastéis de palmito e carne, por exemplo – , guloseimas e fortes tradições, como a bênção do sal, a comunidade do bairro São Roque preparou várias outras novidades para a festa de seu padroeiro, neste próximo final de semana.

Na parte de doçuras, a novidade é a cocada. Para as crianças será apresentada a brincadeira da pescaria e, para os adultos, e apenas para degustação, será reapresentada, após décadas de sumiço, a memorável bebida chamada consertada.

A abertura dos festejos será às 19 horas deste sábado, 18 de agosto, com os serviços de bar e cozinha, incluindo também churrasco, polenta e pastel. O atrativo musical é Paulinho Rocha e convidados, a partir das 22h. A programação recomeça no domingo, com missa às 10 horas, seguida da bênção do sal e almoço comunitário.

O período da tarde será novamente animado por Paulinho Rocha e seus convidados, com encerramento por volta das 17 horas, quando será feito o sorteio da rifa do oratório, que tem como prêmios um boi, uma novilha, um porco, uma ovelha e um peru.

Voltada para as crianças, a brincadeira da pescaria é uma das grandes novidades da festa. Foto: Divulgação.

Uma festa de tradições

A festa de São Roque – tido como padroeiro dos animais – é uma das que ainda mais preserva velhos costumes e tradições em Nova Trento. Desde as primeiras, ainda no início da colonização italiana, se distinguia por sua cozinha, com o frango (chamava-se galinha e era caipira) assado e recheado e os pastéis, além dos doces, principalmente pé-de-moleque, broas e cucas.

No comando da produção de doces está, há décadas, Celina Bottamedi, que tem sempre junto a si um grupo de senhoras para auxiliá-la. A boa nova é que cada vez mais jovens da comunidade estão se juntando ao “velho” grupo, o que garantirá a manutenção futura do que o bairro tem de mais puro e original na vida de suas pessoas e nas suas comemorações.

Além do cuidado na produção, equipe realiza as embalagens dos produtos que serão vendidos na festa. Foto: Divulgação.

Quanto a bebidas, a novidade é a volta da consertada, que foi presença obrigatória na comemoração durante décadas e depois “convidada” a ausentar-se por exigência de autoridades policiais, por temer a embriaguez dos consumidores, apesar do baixo teor alcoólico.

Na festa de São Roque a bebida estará disponível para degustação em pequenas doses e em garrafinhas de 300 mililitros, para venda. Obedecendo velhas receitas, foi feita por pessoas da própria comunidade. Entre os principais ingredientes estão cachaça, açúcar, gengibre, cravo, canela, vinho e anis, este para dar diferentes cores.

Na parte religiosa outra tradição mantida é da bênção do sal. Os coordenadores e voluntários que colaboram na realização da festa já tem preparados mais de 200 pequenos saquinhos, para que sejam abençoados após a missa festiva de domingo, às 10 horas, e distribuídos às pessoas para que os levem para casa e os consumam, “como garantia de manutenção de sua saúde”.

Em décadas passadas era costume a comunidade levar, para serem abençoados, animais vivos, incluindo porcos, galinhas, cavalos e vacas, dentre outros. A logística moderna, com o trânsito mais intenso e riscos de os animais se assustarem no caminho e no lugar da própria festa, determinou o fim desta tradição.

Oratório é uma das mais antigas edificações históricas de Nova Trento. Foto: Divulgação.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome