Voto consciente

Sim, ainda há esperanças na política quando se toma conhecimento de iniciativa como a do atuante Movimento Floripa Sustentável que lançou campanha para despertar a população da Grande Florianópolis para a importância do voto em candidatos às câmaras de vereadores. A estratégia geral é instigar os eleitores a se darem conta do poder do seu voto. Merecem parabéns os vários veículos de comunicação, agencia de publicidade e produtoras de vídeo e áudio, pela contribuição voluntária à tão nobre causa.

Lei importante

Foi promulgada semana passada em Criciúma uma lei que, salvo melhor juízo, aparenta ter amplo apoio popular. Proíbe que vereador eleito exerça qualquer cargo no poder Executivo. Que tal uma lei que impeça o mesmo para deputados estaduais, federais e senadores eleitos?  O sentimento de traição é evidente quando isso acontece. Certamente sentiram isso os 3.431 eleitores que elegeram Arlei da Silveira (PSDB) em 2016 (o mais votado no município) que preferiu ser secretário municipal e só assumiu no final do ano passado, deixando a cadeira aberta para seis suplentes irem se revezando no Legislativo criciumense. Uma sugestão para candidatos a prefeito: ganharão mais votos, domingo, os que fizerem a mesma promessa. E que a cumpram se forem eleitos, lógico.

Processo eleitoral  

Diversas propostas em debate no Congresso Nacional pretendem alterar as disputas eleitorais no país. Vão da unificação das eleições para que prefeitos, governadores e presidente da República tenham mandatos coincidentes e para evitar que os brasileiros tenham que ir às urnas a cada dois anos, até a adoção de cotas e maior participação feminina na política.

Quem será?

Alguns analistas políticos já fazem a pergunta de um milhão de dólares: quem será o Joe Biden tupiniquim?

Capacitismo

Mais que eloquente a iniciativa do Senado, que fará campanha contra o capacitismo, assim chamada a atitude preconceituosa contra as pessoas com deficiência por não se encaixarem no padrão corporal tido como perfeito ou ideal. É comum que as pessoas pensem que não têm preconceito, mas há várias situações em que, sem a intenção de discriminar, pode-se agir de forma capacitista. Em 3 de dezembro, quando se celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o Senado fará campanha para conscientizar sobre a discriminação.

Inadimplência

A situação é comum em praticamente todos os conselhos regionais de diferentes profissões em SC: a inédita taxa de inadimplência, devido à pandemia, que custou o emprego de muitos profissionais. A estratégia de alguns é propor cobranças amigáveis.

Renda em prisões

O Conselho Nacional de Justiça está anunciado a criação de um plano nacional de geração de trabalho e renda em prisões. Consta que o que se faz na área em SC foi muito considerado, já que aqui a maioria dos presos trabalha, enquanto no resto do país não passa de 20%.

Gás caro

A SC Gás responde nota, aqui, anunciando 20,18% no aumento da tarifa. Esclarece que ela é composta em 80% pelo custo do produto e seu transporte, 12% de margem e 8% de impostos. Que os reajustes, amparados legalmente, acompanham as movimentações do dólar e do custo do gás, variando de acordo com o preço de uma cesta de óleos internacionais, que guarda forte correlação com a variação do preço do petróleo. Para consolo dos consumidores a estatal diz que considerando todos os reajustes aplicados em 2020 o efeito médio acumulado de sua tarifa tem uma queda de -8,34%.

Ironia

No mesmo dia 3 passado, em que veio à tona o vídeo contendo trechos da audiência de processo criminal que apura denúncia de estupro da influenciadora digital Mariana Ferrer, se comemorou os 90 anos da instituição do direito ao voto feminino no Brasil.

Mundo da dança

O circuito de dança de SC comemora duas novidades em torno do Festival Internacional Múltipla Dança. A primeira: está preparando um e-book sobre as 10 edições da iniciativa. A segunda: foi contemplado no Edital Elisabete Anderle 2020, que viabiliza o festival em 2021. A expectativa é enorme desde já. Será uma semana de ações em diferentes espaços de Florianópolis, com o propósito de ampliar e difundir a dança contemporânea por meio da oferta gratuita de espetáculos, oficinas, palestras, diálogos, mostra de videodança, conferências, ensaios abertos e performances. A equipe já realiza encontros para encarar o desafio de realizar o evento na pandemia.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome