Acaba de ser implantada na rua Ivo Ceccato, no bairro Trinta Réis, a sétima célula da Rede de Vizinhos, uma iniciativa fomentada pela Polícia Militar de Nova Trento e pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do município.

A intenção é permitir que vizinhos atuem em cooperação, se associem para fomentar parcerias, e fortaleçam as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro ou rua. Outra intenção é, através da relação entre a polícia e a comunidade, aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio.

Fundação da Rede de Vizinhos no bairro Trinta Réis. Foto: Divulgação

Reunidos da residência de Eliseu Orlandi, os moradores já obtiveram a placa de identificação – que é afixada em local visível de cada residência, sinalizando que aquela família integra o programa – além do regulamento e suas formas de atuação dentro do ideário principal, que é prevenir crimes e, ao mesmo tempo, fortalecer o vínculo entre a comunidade e as autoridades policiais.

As placas são adquiridas pelos próprios moradores, que também já se organizaram com apitos (para usar em código quando alguém perceber movimento suspeito) e na criação de um grupo de WhatsApp conectado diretamente com a Polícia Militar, para uso exclusivo de questões de segurança.

O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária, na qual uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade.

Comunidades interessadas em criar células da Rede de Vizinhos em suas ruas devem demonstrar seu interesse à Polícia Militar ou aos membros do Conseg. Cedendo um pequeno espaço, que pode ser até numa residência, são apresentadas todas as diretrizes para a implementação de uma nova célula. Até agora, são sete as que já estão fundadas em Nova Trento:

  • Rede Rua Marema – Ponta Fina Norte
  • Rede Loteamento Minatti – Vigolo
  • Rede Santo Antonin- Ponta Fina Norte
  • Rede Jardim Nova Trento – Vigolo
  • Rede Vicente Piva – Besenello
  • Rede Indaiá – Indaiá
  • Rede Ivo Cecatto – Trinta Réis

 

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome