A salvo

Quem viajou pelas estradas federais em SC no Carnaval deve estar se dizendo: “Me salvei!”. É que, em mórbida rotina, o Estado novamente foi líder nacional em mortes (13) nas suas BRs, de 21 a 26 deste mês, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF). De outro lado, no mesmo período, nas estradas estaduais catarinenses, com extensão muito maior que as federais, não foi registrada nenhuma morte. Naqueles dias foram abordados 11.470 veículos em 432 barreiras de trânsito. Em 2019, também não houve morte nas SCs, marca histórica obtida após 15 anos.

Certeza de…

Mais uma vez a Justiça Federal de Florianópolis condenou quatro réus a demolirem edificações e benfeitorias, na Lagoa da Conceição, por ocupação ilegal de área pública de marinha e de preservação permanente. Como em trocentos outros casos do gênero, esse também tem em comum, com os demais, um detalhe acerca da atitude dos réus: a certeza da impunidade. Estão se ferrando.

Memória

A coluna registra, com pesar, a morte, em Moscou, quarta-feira, aos 87 anos, de Sergei Dorenski,  um dos maiores pianistas dos últimos tempos e que tinha intenso afeto pelo Brasil e por SC. Além de vários concertos no Estado, especialmente em Florianópolis, sempre com casa lotada, foi ele quem projetou internacionalmente o brasileiro Arthur Moreira Lima, coincidentemente morador, há anos, na Ilha de SC.

Vida em jogo

A certeza, real e concreta, de que se é portador de um câncer é apavorante, mas quando se sabe que sua cura depende de tratamento, há um certo alívio.  Mas quando não se consegue o tratamento? O Ministério Público de SC está respondendo, de certa forma, à perturbadora pergunta. A partir de denúncia de várias pessoas não atendidas, para tratamento, no prazo de 60 dias, na rede pública, como exige agora a lei federal 12.732/2012, está abrindo inquérito civil. Um deles o encaminhou para uma visita ao Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) em Florianópolis, que se comprometeu, entre outras medidas, em dar atendimento em até 48 horas após o pedido.

Santo mané

Paollo Villota, especialista em causas de beatificação e canonização, será o enviado do Vaticano para Florianópolis, na sessão do Tribunal Arquidiocesano que se reúne dia 8 de março, na paróquia de Ingleses, no norte da Ilha de SC, para iniciar a investigação da causa para beatificação e posterior canonização do florianopolitano  Marcelo Câmara. O jovem faleceu aos 28 anos, em março de 2008, após quatro anos de luta contra o câncer. Formado em Direito pela UFSC, da qual foi professor, e promotor de Justiça, é tido como exemplo do exercício da fé, esperança e caridade.

Escola militar

Ao receber a confirmação, pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, de que SC terá quatro escolas cívico-militares (em Itajai, Palhoça, Chapecó e Biguaçu) o deputado federal e coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional, Rogério Peninha (MDB-SC), afirmou que elas são uma forma de combater a violência e disciplinar os alunos. Lembrou de sua infância em Nova Trento para dizer que quem passou por uma escola com esse modelo sabe que, além de aprender o básico, o aluno tem noções de responsabilidade, cidadania, respeito e disciplina.

Indecente

É mesmo ordinária, para não dizer cínica, uma proposta do senador Jacques Wagner (PT-BA) para que, através de ato da direção da Casa, se acabe com as placas oficiais que identificam carros de luxo que atendem os senadores. Ele quer que assim, disfarçados, fiquem  livres da hostilidade daqueles que, no final das contas, pagam mais esse odioso privilégio.

Cara de pau

Neste país da piada pronta, mais um exemplo: a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) recorreu a um tribunal federal para que as empresas a serem fiscalizadas sejam notificadas com antecedência mínima de 24 horas.

Animais de estimação

Deve passar no Congresso Nacional, neste ano, o projeto que cria no Brasil o marco regulatório dos animais de estimação. Seu objetivo é, além de reconhecer a importância que esses animais têm para o ser humano, conferir segurança jurídica aos segmentos econômicos envolvidos no setor. Conforme o IBGE, com números de 2018, há no país 139,3 milhões desses animais, dos quais 54,2 milhões de cães, 39,8 milhões de aves, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de outras espécies (répteis, anfíbios e pequenos mamíferos). Já há mais cães e gatos do que crianças nos lares brasileiros e com vínculos tão fortes que os fazem parte da família.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome