Muitas e constantes chuvas nas nascentes do Rio do Braço? Movimentações anormais por parte das empresas que extraem areia? Estas e outras perguntas tem sido feitas pelos neotrentinos diante da excessiva turbidez das água do Rio do Braço há mais de um mês, sem dar nenhum sinal de mudança mesmo durante vários dias sem chuva.

A água barrenta agora tem uma explicação: ela se deve a movimentação de várias máquinas que estão trabalhando na construção da central geradora hidrelétrica Santa Luisa, com capacidade de geração de um megawatt (menos que as pequenas centrais hidrelétricas ao longo da parte alta do Rio do Braço em Nova Trento) no município vizinho de Vidal Ramos.

Autoridades municipais neotrentinas ouvidas estão preocupadas com a situação, que já passa de um mês. A forma de como se apresenta a água, barrenta, cheia de sedimentos, pode provocar assoreamento em algumas partes do rio. Também pode haver consequências nos seres aquáticos, principalmente, com a mudança radical de seu habitat normal.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome