Alerta

Na mesma segunda-feira em que o presidente Jair Bolsonaro mandou suspender, pelo governo federal, o uso da geolocalização da população através do monitoramento de celulares, como já se faz em Florianópolis, –  a cada caso de contaminação identificado, as pessoas que moram num raio de 200 metros da residência do infectado recebem a mensagem “Caso de Covid-19 perto de sua residência. Reforce as medidas de higienização e fique em casa” – está tendo tanta repercussão que o governo estadual catarinense lançou seu próprio serviço de envio de alertas, válido para as demais cidades de SC. Já despachou mais de 120 mil mensagens.

Foto: Divulgação

Contingenciamento

No plano de contingenciamento que fizeram entre si os Tribunais de Contas e Justiça, o Ministério Público de SC e o Legislativo, é preciso se reconhecer um fato: entre várias medidas adotadas na Assembleia Legislativa (aqui também alvejada com críticas) está a redução em 50% da verba mensal (R$ 41 mil) utilizada para a manutenção dos gabinetes dos deputados. Medida que vale por 60 dias e poderá ser estendida por prazo maior.

Cabo de guerra

Deixados de lado na flexibilização decidida pelo governador Carlos Moisés, os shoppings estão bravos com ele. Em carta, reclamam que tais complexos comerciais são tão seguros quanto o comércio de rua e que também, se liberados, si disporiam a cumprir todas as regras de controle de fluxo e higienização, entre outras. O governo insiste: pretende liberá-los só a partir do dia 30.

Sugestão

Se não foi considerada a possibilidade, que tal o governador Carlos Moisés, se for necessário um hospital de campanha para pacientes da covid-19 na região metropolitana de Florianópolis, pensar naquele imenso elefante branco chamado Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, no norte da Ilha de SC? A estrutura já está pronta; só falta o  mobiliário específico e os ajustes necessários ao funcionamento de um hospital. E vai custar bem menos aos cofres públicos do que um hospital da modalidade em curso.

Incentivo

A Câmara dos Deputados publicou texto anunciando a tramitação do projeto de lei 822/20, do deputado Celso Maldaner (MDB-SC) que permite a concessão de incentivo econômico à produção de álcool em gel, com o objetivo de garantir a manutenção de um preço acessível à população. O texto não detalha o tipo de subvenção, mas estabelece que ela valerá enquanto durarem os efeitos da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Certificação

O governador Carlos Moisés sancionou a lei estadual 17.920, que institui a certificação para entidades de práticas esportivas formadoras de atletas como base na lei federal 9.615/2008. O nobre objetivo é reconhecer, regulamentar, estimular e incentivar o trabalho de base e formação desportiva em SC. A certificação será emitida pelo Conselho Estadual de Esporte.

Reincidência

O que era para ser uma medida de prevenção à saúde dos presos soltos, visto que muitos dos que receberam a liberação foram caracterizados no grupo situação de risco para o novo coronavírus, se tornou um grande problema de insegurança para população e empresários de Florianópolis, relata a CDL da Capital. Um dado que assusta: 61% das ocorrências de furtos envolvem egressos recentes do sistema prisional.

Lido, alhures

 “A essa altura, reclamar do governo por nos tolher o direito de ir e vir é como criticar o bombeiro por não nos deixar entrar em um prédio em chamas. Precisamos nos conscientizar de que estamos numa situação de calamidade pública”.

 Chatice

Para driblar o tédio e se manter na onda, vários artistas estão fazendo transmissões ao vivo nas redes sociais, em shows online. Mas será que não temos nada de gosto um pouco melhor que as indefectíveis duplas sertanejas e seus maus exemplos, como de Gusttavo Lima, que tomou todas durante uma live, sábado.

Pode

Neste país da piada pronta um decreto federal expôs o que muitos não sabiam: que farmácia de manipulação não podia (agora pode) vender álcool gel ao público.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome