O ligamento cruzado anterior (LCA) presente nos joelhos é responsável por “frear” o movimento de extensão do joelho, ou seja, proteger a articulação quando esticamos o joelho rapidamente.

Justamente por isso ele é tão lesionado por quem pratica esporte, profissionalmente ou não, principalmente em esportes de contato como futebol e basquete. A ruptura desse ligamento provoca uma frouxidão articular, gerando falseio e pode causar incapacidade para a prática esportiva e desgaste articular (artrose).

A forma mais comum de machucar o LCA é quando a pessoa está com o joelho estendido com o pé fixo ao solo e gira o corpo num movimento brusco para correr ou driblar um adversário. Os sintomas para desconfiar de ruptura do LCA incluem inchaço importante no joelho, falseio articular e dor.

O tratamento da lesão do LCA pode ser conservador (por meio da fisioterapia) ou cirúrgico (neste caso, o ligamento será substituído por um pedaço de tendão) a decisão depende de vários fatores como: grau de falseio, outras estruturas do joelho afetadas, idade do paciente e interesse em retomar ao esporte.

Independente de ter sido feito tratamento com cirurgia ou não, a fisioterapia deve ser iniciada precocemente. E os objetivos a serem alcançados são: melhorar a estabilidade (firmeza) do joelho, aumentar força muscular, o equilíbrio e auxiliar o retorno as atividades esportivas.

A não realização da reabilitação, ou seja, da fisioterapia implica em novas lesões e incapacidade para retomar as atividades esportivas.

Por:
Acadêmicas: Marina André Remour e Pietra Alessandra Lohse
Professora orientadora: Msc. Vera Lígia Bento Galli
Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome