Às claras

A CPI dos Respiradores, que pode custar o mandato de Carlos Moisés, será concluída rapidamente se for aprovado requerimento do deputado Ivan Naatz, seu relator, para que o Ministério Público compartilhe as informações obtidas nas investigações sobre o caso.

Corrupção

 O procuradoria-geral da República, Augusto Aras, relacionou três procuradores próximos para que busquem indícios de corrupção que estão aparecendo contra governadores em contratos emergenciais para compra de insumos de saúde no combate à covid-19. Consta que na lista já estão cinco. Há a certeza de um deles: Wilson Witzel, do Rio de Janeiro. Estaria também Carlos Moisés? A conferir.

Futuro ministro?

Embora seja pouco provável, o agora secretário nacional de Segurança Pública, coronel Araújo Gomes, de SC, pode virar ministro. É que o presidente Jair Bolsonaro está admitindo, novamente, a possibilidade de divisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública em duas pastas, mas sem dar previsão de quanto isso será possível. O candidato ao cargo é o notório e enrolado ex-deputado federal Alberto Fraga.

Vivo e cores

Em ato que poderá ser visto ao vivo pelo canal da TV Assembleia no Youtube, o deputado estadual, Mauricio Eskudlark (PL), vai protocolar o pedido de impeachment do governador Carlos Moisés na terça-feira, 12. A solicitação está embasada no art.72, da Constituição Estadual e é consequência do pagamento antecipado da compra de 200 respiradores que não chegaram ao Estado.

Maus tratos

Humanista que é, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, deverá transformar em lei projeto aprovado no Legislativo que é uma vitória dos defensores de animais: considera crime de maus tratos passíveis de punição o corte da cauda e da orelha de filhotes. Há também corte de cordas vocais e extração de unhas. Os que praticam tal monstruosidade alegam “finalidades estéticas”. Que permitam que se faça neles para ver se é bom.

Detalhe

Na ação, que passa de 100 páginas, onde o catarinense Tiago Salvático reivindica seu reconhecimento como parte do espólio do apresentador Gugu Liberato, está, entre as provas de suposto relacionamento íntimo entre os dois, imagens da cidade de Sintra, em Portugal, durante almoço, em que a pedido de Tiago foi tocada   “Carruagens de Fogo”, a música que o apresentador mais gostava.

Prevenção

O noticiário econômico destaca que em abril as contas de poupança tiveram uma captação líquida recorde, de R$ 30,5 bilhões.  Analistas explicam que a corrida para a caderneta é justificada pela postura das famílias em relação à pandemia e pelas ações do governo para manter a renda da população.

Medo?

Bolsonaro “dá nos nervos”, como se diz. Repetiu, algumas vezes, o versículo “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). Mas não pratica o preceito bíblico. O que tem de tão secreto  seu exame de covid-19, que tanto ocupa espaço na mídia e aluga a paciência e inteligência de milhões de brasileiros?

Propaganda proibida

A Associação Catarinense das Empresas de Rádio e Televisão (Acaert) continua na sua campanha, apelando inclusive para a via judicial, contra emissoras comunitárias que veiculam propagandas de natureza comercial em suas programações, o que é proibido. Esta semana conseguiu liminares contra a Sociedade Assistencial, Social e Cultura Vida Feliz, que mantem emissora em Fraiburgo, e a rádio Radcom, de Monte Carlo.

Domínio público

Um grupo de 127 cientistas de todo o mundo subscrevem uma carta em que defendem que a futura vacina contra a covid-19 seja livre de qualquer patente. Estão no movimento os pesquisadores da UFSC Cilene Lino de Oliveira, Aurea Elizabeth Linder, José Marino Neto, Fernanda Barbosa Lima, Rui D. Prediger e André Báfica. Boa sorte.

Vírus conhecido

Não foi só em SC que compras suspeitas de equipamentos para tratar a covid-19  provocaram a demissão do secretário de Saúde, como ocorreu aqui com  Helton Zeferino. Aquele outro vírus, o da corrupção se espraia, por enquanto, pelo Rio de Janeiro (sempre ele!), Roraima, Amazonas e São Paulo.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome