Bola fora

O presidente Jair Bolsonaro deu uma bola fora (mais uma) ontem nos Estados Unidos ao dizer que a maioria de imigrantes não tem boas intenções – querem entrar lá ilegalmente –  e que apoia o muro na fronteira com o México. Ofendeu milhares de catarinenses indocumentados da região sul do Estado que moram em território americano e que vivem sobressaltados dia e noite, ante a iminente ameaça de deportação. E sem jeitinho.

Foto: Divulgação


 

Folha corrida 

Por portaria da presidência do Legislativo estadual, o ex-prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, foi nomeado, sexta-feira passada, para cargo na liderança da  bancada do PMDB. Nada demais se Luz não fosse  investigado pelo Ministério Público por suspeita de desvio de mais de R$ 1 milhão quando prefeito. Seus bens estão bloqueados e o processo em curso, incluindo pedido judicial para que se mantenha afastado de cargo público. Há um ano o mesmo Luz ensaiou sua posse como secretário de desenvolvimento regional de Criciúma. Por fortes reações de entidades locais, o então governador Pinho Moreira recuou. Da sua nomeação se conclui que continua a farra de sempre na nossa Assembleia Legislativa. De fantasmas que se escondem em “atividades externas” e de corruptos escorraçados de seus municípios. Socorro!

Violência doméstica

Com o suporte da maioria das seccionais estaduais, inclusive de SC, o Conselho Federal da OAB aprovou súmula que proíbe bacharéis envolvidos em casos de violência doméstica e contra idosos, crianças e deficientes, de obter inscrição na entidade.  A justificativa é que em tais casos os envolvidos não têm idoneidade moral para advogar. A iniciativa pareceu ter endereço certo em SC: um operador do Direito  que bateu na mulher e depois foi às redes sociais dizer que a vítima foi ele, mostrando estragos nas partes pudicas.

Por cima

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, quer lançar nomes novos para as prefeituras das capitais, como do deputado Túlio Gadelha (Recife), de Juliana Brizola (Porto Alegre) e Marta Rocha (Rio). Não pensou em Florianópolis. Faltam nomes com o perfil desejado, simplesmente.

Contraponto

Carlos Eduardo Sell, professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC, responsável pelo convite do professor Ricardo Mariano, da Universidade de São Paulo (USP), para a palestra “Religião e política no Brasil: a ascensão da direita cristã” para alunos de pós-graduação e esclarece a coluna. Diz que ao contrário do aqui sugerido, não tem nenhum viés ideológico: “O professor é reconhecido como o maior especialista brasileiro no estudo do neo-pentecostalismo e como tal faz uma pesquisa e abordagem científica e objetiva do tema, contribuindo para a reflexão e o aprofundamento da matéria”. Há controvérsias.

Livre iniciativa

Espanta como em tudo se quer a presença do Estado, do poder público. Digam lá, deputados estaduais, é preciso uma lei para obrigar bares, restaurantes, casas noturnas e de eventos a adotar medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco? Que cada um faça a sua parte! Obrigar, não!

Concorrência desleal

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional promoveu audiência pública, segunda-feira, onde o conselheiro catarinense Ranieri Bertoli denunciou que existem 3.850 rádios comunitárias no país e que várias estariam praticando concorrência desleal com as comerciais ao inserirem propaganda paga em sua programação. Somente em SC foram ajuizadas e já ganhas 66 ações contra emissoras que comercializam identicamente às comerciais.

SC voando alto

O movimento do governo federal para iniciar estudos técnicos e avançar nas concessões de aeroportos de SC, anunciado anteontem, 18), deve contribuir com a economia catarinense. Esta é a opinião de Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. O líder lojista avalia que desta maneira será possível que sejam realizados os investimentos necessários para ampliar as estruturas e dinamizar o fluxo de investidores ao Estado, o que por consequência beneficiará a todos, inclusive ampliando as possibilidades de contratações e, portanto, geração de emprego e renda. Os terminais de Joinville e Navegantes estão na lista dos 22 que serão analisados.

Fraude

Um passarinho veio dizer que estão sendo descobertas cabeludas fraudes em cursos superiores à distância. Não há, por enquanto, cursos sediados em SC. Mas vários de outros Estados com algumas centenas de alunos catarinenses dentre 80 mil enganados, que só foram descobrir a arapuca em que caíram porque o curso ou universidade não tinha ou tinham autorização, simplesmente.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome