posts

Por iniciativa do vice-presidente da Câmara, vereador Carlos Roberto Orsi (PSDB) foi aprovada por unanimidade moção de congratulações pela passagem, dia 19 de março, dos 99 anos da Sociedade Recreativa Humaitá.

A instituição foi fundada o em 19 de março de 1919, por 11 jovens interessados em introduzir o futebol em Nova Trento. O primeiro nome da equipe foi Humaitá Futebol Clube. Mais tarde, na década de 50, o setor esportivo abrangeu também a construção de uma sede social, e o nome mudou para  Sociedade Recreativa Humaitá. A sede foi ampliada anos mais tarde.

Os 11 fundadores foram: Francisco Prada, Francisco Cadorin, Ferdinando Cadorin, Francisco Mazzola, João Gulini, Nicolau Bado, Fernando Facchini, Vicente Poli, Afonso Poli, José Pereira Soares e Romeu Boiteux Piazza.

Uma das primeiras fotos do time Humaitá, em 1931. Foto: Arquivo O Trentino

O nome Humaitá foi escolhido como uma homenagem a uma das  grandes batalhas da Guerra do Paraguai. Era a localidade onde situava-se a Fortaleza de Humaytá, construída junto ao rio Paraguai para o sistema defensivo da capital, Assunção.

Em 1956, a Sociedade Recreativa Humaitá foi campeã da 2ª Divisão da Liga Desportiva Brusquense (LDB). Em 1966 e 1986, conquistou o título da 1ª Divisão da LDB.

Sua sede social ficou muito conhecida pelos bailes, que lotavam as noites neotrentinas, além dos tradicionais carnavais em azul e branco, casamentos, apresentações de teatro, palestras e aniversários.

Atualmente, a Sociedade Recreativa Humaitá conta com uma nova diretoria, tendo como presidente Ricardo Orsi. Um livro está sendo preparado para contar a história de um século de fundação da entidade.

Construção da atual sede da Sociedade Recreativa Humaitá. Foto: Arquivo O Trentino.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome