Por unanimidade, a Câmara de Vereadores aprovou na sessão de terça-feira, 19, moção de congratulações, de autoria do vereador Jucelino Chini (PP), à Câmara de Dirigentes Lojistas  (CDL) de Nova Trento, pela passagem dos seus 40 anos de fundação, comemorados no último dia 16.

Na justificativa, o vereador apresentou histórico da entidade, que começa em 16 de setembro de 1983, em reunião entre empresários da cidade e de Brusque, realizada na sede da Sociedade Recreativa Humaitá, para deliberar sobre sua fundação.  Seu primeiro presidente foi Valdemir Dalbosco, sendo sucedido por outros 16, destacando-se uma única mulher ocupante da função, Roberta Piffer, de 2009 a 2010.

Desde 2008, em parceria com a Associação Comunitária São Virgílio Pró Anciãos, a entidade tem sua sede própria. Em Nova Trento a CDL tem atualmente 115 associados. O atual presidente é Everto Mayer, empresário do ramo de materiais de construção.

PROJETO APROVADO

Em regime de urgência, foi aprovado o projeto de lei 026, do Executivo, que dispõe sobre a forma de amortização do déficit técnico atuarial do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município (Iprevent). Neste ano o Executivo repassará ao Iprevent R$ 1.836.254,64, cujo déficit, em 31 de dezembro de 2022, totalizava R$ 63.085.256,95.

PEDIDOS DE INFORMAÇÃO APROVADOS

Do vereador Joel Garbari (PSDB), para que o Executivo informe quais contratos da Prefeitura sofreram alterações, seja de aditivo ou supressão de valores, e quais valores, nos três anos da atual administração municipal.

Do vereador Joel Garbari (PSDB), que questiona os motivos pela não realização de mudanças no trânsito aprovadas pela Comissão Municipal de Transito logo no início do atual governo, tais como lombadas, redutores de velocidade e placas de sinalização, entre outras, não realizadas ou instaladas.

INDICAÇÕES APROVADAS

(todas pedindo providências do Executivo)

Do vereador Gustavo Orsi (MDB), para manutenção de algumas placas de sinalização indicativas e turísticas, com também no entorno dos portais de entrada da cidade.

Do vereador Gustavo Orsi (MDB), para construção de calçada entre a antiga Loja Bottamedi e a ponte Colombo Salles, no Centro.

Do vereador Gustavo Orsi (MDB), para fixação definitiva do guarda-corpo da ponte Ivo Silveira.

Do vereador Gustavo Orsi (MDB), para instalação de placas de proibido estacionar na lateral da Rua Marechal Deodoro, no espaço compreendido entre a Loja da Maria e a Loja Quero Quero.

Do vereador Gustavo Orsi (MDB), para construção de uma quadra poliesportiva no município.

Do vereador Luiz Fernando Ecell Rachadel (MDB), para limpeza e manutenção das pontes Angelo Cipriani, Governador Colombo Machado Salles e Governador Ivo Silveira.

Do vereador Victor Alisson Gomes (PSDB), para planejamento do calendário municipal de educação em consonância com o estadual, aplicando a possibilidade de ponto facultativo em datas previamente definidas.

Do vereador Victor Alisson Gomes (PSDB), para implantação de ciclorrotas nas principais ruas e avenidas de Nova Trento.

Do vereador Victor Alisson Gomes (PSDB), pedindo informação do Executivo se a situação financeira está em equilíbrio com as receitas e despesas e se há risco de não atendimento de contratos com fornecedores.

Do vereador Victor Alisson Gomes (PSDB), pedindo que a Prefeitura apresente planejamento para o pagamento de valores retroativos para funcionários da Secretaria da Educação.

Do vereador Victor Alisson Gomes (PSDB), para elaboração de projeto de recolhimento de resíduo orgânico de restaurantes, hotéis, pousadas, lanchonetes e residências, destinando-os a um pátio de compostagem municipal e com possibilidade de criação, anexa, de um viveiro de mudas florestais par usos da prefeitura em recuperação ambiental e arborização de vias públicas.

Do vereador Joel Garbari (PSDB), para manutenção da Rua Pedro Ferrari, no bairro Mato Queimado.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome