Um projeto da Celesc em vários municípios de Santa Catarina, que o vereador Luiza Fernando Eccel Rachadel (MDB) conseguiu trazer para Nova Trento, começou a ser concretizado nesta semana, inicialmente pelo bairro Trinta Réis. O serviço, em parceria com as operadoras de telefone e internet, com a empresa neotrentina JMN (que presta serviços à Prefeitura) e apoio da Polícia Militar, consiste na remoção de milhares de metros de fios que ao longo dos anos foram sendo instalados nos postes e que, por diferentes motivos, não tem mais utilidade.
Mesmo inúteis, continuam nos postes, não só comprometendo a qualidade dos serviços de transmissão de energia e iluminação pública, como também a segurança das pessoas, devido à constante quedas dos mesmos, espalhando-se ao longo das vias públicas. Já houve casos em que seu peso chegou a tal ponto que os postes ameaçavam cair.
Uma equipe especial está fazendo a remoção dos fios em operação que sempre será realizada às segundas-feiras, em todo o município. Só não trabalhará nos dias de chuva. Começou pela Rua Alferes e depois chegará a outras do mesmo bairro Trinta Réis. Assim que for concluída, outras ruas serão abrangidas pelo mutirão, no que poderá levar meses, já que o material a ser recolhido atingirá dezenas de toneladas. Todo ele está sendo levado para uma empresa especializada em reciclagem.
O vereador Luiz Fernando lembra que a seguida queda de fios, e não raro até energizados, tem sido uma reclamação constante de neotrentinos junto a ele, pedindo que intercedesse junto aos responsáveis (companhias de energia e telefonia, principalmente) para providências.