Choque elétrico

É quase unânime, em toda SC, o berro irado dos consumidores quanto ao aumento exagerado nos valores da última fatura de energia da Celesc. As explicações da estatal não convencem. Algo de muito grave pode ter acontecido e ela não quer admitir. Um desafio para o atilado promotor de Justiça Eduardo Paladino, do MP-SC, que agendou reunião, segunda-feira, com o Procon Estadual, de Florianópolis e Secretaria de Defesa do Consumidor da Capital para começar a desvendar o que pode ter atrás disso.

Foto: Divulgação


 

Choque de opiniões

O que mais chama a atenção na decisão da desembargadora do TJ-SC Maria do Rocio Luz Santa Ritta, de permitir que a deputada estadual eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL)volte a publicar, em sua página no Facebook, postagem em que se coloca disponível para receber denúncias de alunos contra professores que eventualmente manifestem posições político-partidárias ou ideológicas capazes de humilhar ou ofender suas liberdades de crença e consciência,  é que ela bate de frente com o verdadeiro exército de procuradores contrários no Ministério Público Federal e companhia. Por pouco não foi decretada sua prisão só por pensar na ideia. Agora que pode leva-la adiante, esperaremos ver o que acontece.

Anúncios

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, não esperou a postagem do governador Carlos Moisés e apressou-se em fazê-la antes,  para faturar no anúncio da concessão do trecho sul da BR-101, entre Palhoça e a fronteira com o Rio Grande do Sul, cujo leilão sairá ainda neste semestre. Gomes também aproveitou para dizer que a concessão da BR 470, também em SC, está sendo reestruturada, e que o novo terminal aéreo de Florianópolis, o Floripa Airport, será inaugurado no final de outubro deste ano. Sim, mas provavelmente sem acesso.

Respeito à mulher

Toda empresa com sede em SC que contratar ou vender publicidade de caráter misógino, sexista ou que estimule a violência contra a mulher, por qualquer meio (outdoor, folheto, cartaz, rádio, TV ou redes sociais) agora será penalizado, também, pelo Código de Defesa do Consumidor, sem prejuízo de outras previstas na legislação em vigor. É o que estabelece a lei estadual 17.708, sancionada esta semana pelo governador Carlos Moisés.

Muro

Quem lê de forma isenta os maiores jornais do país começa a imaginar que nas suas redações há um muro dividindo as editorias de economia e política. Na primeira se replicam chamadas positivas, como ocorreu ontem relação a um novo recorde histórico de vendas de ações na Bovespa. Na segunda a impressão é que o país não tem governo e que Flávio Bolsonaro, o primeiro-filho do presidente, merece atenção máxima e total.

Mídia

Um fato triste para a mídia de SC. O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) manteve a condenação da TV Catarina — principal afiliada da Rede Bandeirantes em SC – pelo atraso recorrente no pagamento das verbas salariais de seus jornalistas, desde 2015. A emissora admite os atrasos e alega estar se recuperando de um período atípico de grandes dificuldades financeiras. Uma pena.

Vida de índio

Um grupo de 16 indígenas da etnia kaingang da aldeia Condá, de Chapeco, foi à sede do Ministério Público Federal, em Florianópolis, pedir ajuda contra determinação da prefeitura de Garopaba, que não permite que comercializem seus produtos na praia central. Fazem isso há mais de 20 anos. O procurador da República Fábio de Oliveira conversou com o prefeito Sérgio Cunha, via telefone, e tudo se resolveu.

Autocrítica

O ex-governador Leonel Pavan reclamou em rede social que na ensolarada manhã de terça-feira não havia quase ninguém na praia central de Balneário Camboriú. Arriscou-se a dizer que talvez faltasse divulgação. Uma autocrítica faria bem. Não lhe ocorreu que até dezembro foi secretário estadual de Turismo e que na extensa praia a que se referia, a principal da cidade, da qual já foi prefeito, não há nenhum ponto próprio para banho.

Ideias inovadoras

A economia criativa ganha um incentivo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) com o lançamento de um edital para receber projetos e soluções que possa usar para atender seus mais de 3 mil associados. As propostas tem que ter foco nas áreas de arquitetura e urbanismo, artes, audiovisual, design, gastronomia, moda e turismo. As inscrições seguem até o dia 18 de fevereiro pelo site www.acif.org.br.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome