Em sua última reunião do ano desde março, suspensas devido à pandemia de covid-19, terça-feira, 22, na Casa da Cidadania, o Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Nova Trento, aprovou o envio de ofício ao presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, Paulo Norberto Koerich, pleiteando o aumento do efetivo da Policia Militar no município.

Assinado pelo presidente do Conseg, Evandro Moro, e pelos demais integrantes da instituição, o documento relata que em 2015 o Destacamento da Policia Militar em Nova Trento era composto por 15 policiais e no momento está reduzido a 11, que deverá diminuir ainda mais em 2021 com duas aposentadorias.

Moro observa ainda que o destacamento tem quatro viaturas, três automóveis e uma moto. Porém, só uma viatura está em operação na rua diariamente para atender a população, inclusive a que reside em comunidades até 50 quilômetros distantes do Centro. O problema é que o baixo efetivo impede a utilização dos meios disponíveis no policiamento ostensivo.

O presidente do Conseg informa ao secretário de Estado da Segurança  que a comunidade de Nova Trento faz sua parte, com a criação e operação efetiva de 13 redes de vizinhos, que abrange quase 600 famílias que se auxiliam  mutuamente na segurança. Além disso, numa parceria com a Prefeitura, há convênios para rádio-patrulha,  monitoramento por câmeras (Programa Bem Te Vi)  e do projeto Rede de Vizinhos. Mas para que tanto a população como os turistas que visitam Nova Trento se sintam verdadeiramente seguros, há necessidade primordial de mais policiais, alerta Edvando Moro.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome