O Governo do Estado informou que há 1.337 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina. O dado foi divulgado no fim da tarde de ontem,  26, pelo governador Carlos Moisés. A doença respiratória já causou 43 mortes no estado desde o início da pandemia. O óbito mais recente foi o de um homem de 77 anos, morador de Joinville, que apresentava comorbidades. Ele faleceu na última quinta-feira, 23, e teve o resultado do exame confirmado neste fim de semana.

Itá, Ponte Serrada, Tunápolis, Turvo e Xavantina foram incluídos na lista dos, agora, 122 municípios que já têm pelo menos um caso confirmado. Nova Trento integral tal lista. Florianópolis contabiliza 258 casos e é a que mais tem confirmações de covid-19. Na sequência, aparecem Joinville (132), Blumenau (100), Balneário Camboriú (68), Camboriú (65), Criciúma (54), Itajaí (50), São José (49), Brusque (39) e Tubarão (34).

Santa Catarina está com 111 pacientes internados nas redes pública e privada em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), entre casos confirmados de infecção por coronavírus (56) e suspeitos (55). Atualmente, o Estado está com 398 leitos de UTI reservados para pessoas com covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dos quais 17,1% estão ocupados. Até este dia 26, 175 pacientes com a doença tiveram alta da UTI e foram para leitos de enfermaria. No Vale do Tijucas, além de um caso em Nova Trento há registros de um em Canelinha e quatro em Tijucas.

Infraestrutura hospitalar 

Sete encontros macrorregionais, por videoconferência, pretendem aproximar e orientar as secretarias municipais de saúde com as ações de atendimento em infraestrutura hospitalar previstas pelo Governo de Santa Catarina. Os encontros foram propostos pela secretaria da Casa Civil, após a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) emitir nota solicitando informações e orientações do Estado sobre o plano estratégico em saúde para o enfrentamento à covid-19.

As videoconferências acontecerão nesta terça, 28, e quarta-feira, 29, por meio de link informado pelo Governo do Estado. Amanhã serão realizadas quatro videoconferências. Sul (AMUREL, AMREC, AMESC), Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Foz do Itajaí (AMFRI), Norte e Nordeste (AMUNESC, AMVALI E AMPLANORTE). Na quarta-feira  serão mais três,  no Meio Oeste e Serra (AMPLASC, AMURES, AMAUC, AMURC, AMMOC E AMARP), Vale do Itajaí (AMMVI e AMAVI) e Grande Oeste (AMEOSC, AMERIOS, AMOSC, AMNOROESTE E AMAI).

Participarão das reuniões representantes da secretaria de Estado da Saúde, da Casa Civil, da Central de Atendimento aos Municípios, além de coordenadores regionais de saúde, coordenadores regionais de Defesa Civil, presidentes e executivos das Associações de Municípios, prefeitos e prefeitas, secretários municipais de saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS), Comissão Intergestores Regional (CIR) e representantes de hospitais.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome