O secretário municipal de Saúde de Nova Trento, Adauto Raulino, foi consultado esta semana pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, sobre a possibilidade de o Hospital Imaculada Conceição, que já tem 23 dos seus 50 leitos reservados exclusivamente para pacientes com covid-19, abrigar, em sua estrutura, o mais rápido possível, mais 10 leitos de terapia intensiva (UTI), também, inicialmente e com total prioridade, para pacientes da doença.

O deputado Altair Silva foi recepcionado por várias autoridades municipais, esta manhã, na Prefeitura. Foto: Divulgação

Na visita que fez a Nova Trento, na manhã de hoje, 16, o deputado estadual Altair Silva (PP), não só foi informado da possibilidade, como, junto com o prefeito Gian Voltolini, visitou o Hospital Imaculada Conceição e gravou um vídeo, que logo em seguida enviou para o governador Carlos Moises, dando seu apoio à iniciativa e recomendando a qualidade do estabelecimento hospitalar neotrentino.

Tanto ao deputado quanto no vídeo ao governador, o prefeito Gian Voltolini acena com duas possibilidades. A primeira é ocupar, com os referidos 10 leitos de UTI, um espaço, dentro da estrutura do HIC,  agora pertencente às Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que precisam de rápidas adaptações e, evidentemente, de equipamentos. A congregação já se manifestou, liberando o espaço se for necessário.

A outra alternativa é o governo estadual destinar recursos para a Prefeitura concluir o mais rápido possível as atuais obras de ampliação do hospital. O prefeito Gean Voltolini estima que, em ritmo de mutirão, elas podem ser concluídas em um mês e meio ou no máximo dois meses, necessitando, em seguida, os equipamentos.

Tanto na primeira como na segunda alternativa, o desafio seguinte seria a contratação de pessoal, assunto que no momento não está sendo cogitado. Além dos entendimentos entre a Prefeitura e a Secretaria da Saúde, o deputado Altair Silva colocou-se à disposição para ajudar nas tratativas e dar um encaminhamento rápido para o assunto.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome