O avanço da vacinação contra a covid-19 e a melhora do cenário epidemiológico em Santa Catarina permitiram a mudança no enfrentamento à pandemia. Novo decreto editado pelo Governo do Estado nesta semana prevê o fim do fechamento antecipado de atividades econômicas e o retorno do trabalho presencial dos servidores públicos estaduais que ainda estiverem em home office. A medida passou a valer desde ontem, 15.

O estado de calamidade pública permanece em todo o território catarinense até 31 de outubro. O decreto nº 1.371/2021 suspende a limitação de horário para determinadas atividades, como é o caso de cinemas, museus e academias. O mesmo ocorre com congressos, palestras, reuniões de qualquer natureza, lanchonetes, cafeterias, bares e restaurantes, que tinham permissão para funcionamento até as 23 horas (nos níveis de risco grave e gravíssimo). Esses locais seguem com seus regramentos sanitários, mas não precisam mais fechar as portas antes do horário previsto em alvará.

O texto também estabelece a vacinação como medida principal de enfrentamento da pandemia em Santa Catarina. Conforme o Vacinômetro do Estado, foram aplicadas 4,2 milhões de doses até as 17 horas de anteontem, quarta-feira. Os dados apontam que 57,4% do público-alvo (acima dos 18 anos) foi vacinado com pelo menos uma dose, e 16% com duas ou dose única. A cobertura de grupos prioritários chegou a 95,17% (primeira dose). O Estado tem a perspectiva de aplicar mais 400 mil segundas doses até o final do mês, , o que irá aumentar a cobertura vacinal completa para mais de 30%.

Além do avanço da vacinação, Santa Catarina está com cerca de 200 leitos vagos de UTI Covid. Oito regiões saíram do nível gravíssimo na última semana, o que significa que metade das regiões do Estado tiveram melhora significativa nos indicadores, com desaceleração na taxa de incidência há pelo menos 15 dias de forma consistente.

Um ponto importante no decreto é a manutenção da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual em espaços públicos e privados, com exceção dos espaços domiciliares. O descumprimento em ambientes fechados implica em multa de R$ 500, sendo o dobro do valor em caso de reincidência.

Covid em Nova Trento – O último boletim da Vigilância Epidemiológica de Nova Trento, atualizado na noite de quarta-feira, 14, informava do registro de 16 óbitos até agora, a existência de 29 casos suspeitos em isolamento domiciliar e de quatro pacientes internados no Hospital Imaculada Conceição.  Há ainda oito casos ativos. Desde o início da pandemia foram confirmados 1.959 casos, dos quais 1.935 recuperados. Foram realizados 4.525 testes, dos quais 2.537 negativos. Quanto a vacinação, receberam a primeira dose em Nova Trento 5.615 pessoas e destas 1.740 também receberam a segunda dose.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome