Desde o início da pandemia, Nova Trento registrou nesta segunda-feira, 29, um recorde de casos de contágio pelo novo coronavírus: foram 10 em 24 horas. Agora o total de casos vai para 36. Os pacientes registrados nesta segunda-feira são oito mulheres, com idades entre 20 e 58 anos, e dois homens, um de 37 anos e outro um menino de apenas dois meses de idade. Todos, em princípio, estão orientados a ficar em isolamento domiciliar, porque não aparentam um estado de saúde de  maior gravidade, e todos acompanhados pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.

A preocupação levou a Prefeitura a instalar em pontos estratégicos da cidade várias placas de alerta para o uso de máscaras, que não é obrigatório, porém recomendado. Em outra ação o prefeito Gian Voltolini gravou um áudio que o Santuário Santa Paulina está exibindo de meia em meia hora alertando os visitantes quanto a distanciamento e uso de máscara.

Mas devido à explosiva  ocorrência desta segunda-feira, o prefeito  decidiu a adotar medidas de reforço para o enfrentamento da doença, com participação decisiva da Policia Militar e da Vigilância Sanitária, chamando para seu gabinete comerciantes e  empresários dos mais diferentes segmentos de atividades para orientá-los quanto a “absoluta necessidade” de reforçarem medidas de enfrentamento, como isolamento social, distanciamento e higiene, uso de máscaras e equipamentos de proteção individual, dentre várias outras medidas. “Nosso principal objetivo é fazer uma conversa conciliatória, para que nada seja fechado”, afirma o prefeito.

Fechamento

A orientação dada, como será nas demais reuniões agendadas, é que quem não cumprir o decreto estadual e as normas municipais, pode ser alvo da Policia Militar, que está autorizada a aplicar infração por descumprimento de medida sanitária preventiva. Em caso de desobediência ou reincidência, o estabelecimento poderá ser multado e fechado.

A série de reuniões do prefeito, em seu gabinete, com tais segmentos, começou com os donos de bares e restaurantes de todo o bairro Vigolo, incluindo os do  Santuário Santa Paulina. As orientações dadas foram em relação à organização de filas, distanciamento das mesas e uso de luvas e máscaras por parte de garçons e frequentadores.

Outro encontro foi com os donos de salões de estética e beleza e de canchas de bocha. Ainda hoje terá nova reunião com os proprietários de postos de abastecimento de combustíveis, que tem lojas de conveniência onde foram registradas aglomerações de pessoas nos últimos dias. Amanhã, quarta-feira, será a vez das capelas e igrejas, para que seus responsáveis orientem adequadamente as pessoas de como devem se comportar nos espaços dos templos durante missas ou cultos.

Susto

As autoridades municipais da área de saúde levaram um susto com os 10 casos desta segunda-feira e tentam explicar o que pode ter levado a isso. A Secretaria da Saúde e o prefeito Gian Voltolini tem sido alertados – e pedindo a atuação da Policia Militar em especial, que também recebeu chamados a respeito – quanto a ocorrência de várias festas nos finais de semana em sítios existentes no interior de Nova Trento, algumas com dezenas de pessoas.

Consta que entre os participantes nestes eventos há, normalmente, muitos jovens, e boa parte deles oriundos de cidades vizinhas, como Brusque e São João Batista, onde a incidência de covid-19 vem crescendo de forma continuada. A confirmação disso está na idade dos infectados dos últimos sete dias em Nova Trento: mais de 70% são  jovens, entre 20 e 45 anos. Supõe-se que tenham sido infectados em tais eventos, já que, normalmente, em informalidade total, os convivas não usam máscara.

 Isolamento – A Secretaria da Saúde está fazendo um esclarecimento quanto aos internados com covid-19 – são dois no momento, ambos de São João Batista – no Hospital Imaculada Conceição, que tem 23 leitos reservados, por determinação do governo do Estado, especialmente para pacientes da doença.

Qualquer paciente encaminhado de outra cidade para o HIC, que tornou-se referência no Vale do Tijucas para tratamento de covid, entra por uma porta nos fundos do hospital e segue direto para uma ala de isolamento, sem ter nenhum contato com os demais funcionários, exceto os que vão cuidar deles, como médicos e enfermeiros, totalmente equipados para tal atendimento.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome