Efeito Yanomami

Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal, o Ministério Público Federal em SC defende a adequação da alimentação escolar indígena mediante a contratação de nutricionistas para atuar nas escolas indígenas nas regiões de Chapecó e Xanxerê. O pedido consta de ação civil pública ajuizada contra o Estado de SC, rejeitada pelas instâncias inferiores, que atribuem tal responsabilidade à União, via Funai.

8 de janeiro

O senador Esperidião Amin (PP-SC) sugeriu aos próximos integrantes da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) que solicitem ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República, a divulgação ampla das informações sobre os ataques de 8 de janeiro, que hoje estão restritas aos parlamentares do colegiado. Em ofício enviado pelo GSI, o relatório estava classificado como reservado. Para Amin,  os dados devem ser de conhecimento público. Estranho que há muitos que não queiram. Hum…

Apoio indesejado

A 2ª Vara Cível de Brusque deu liminar a Luciano Hang para ordenar a plataforma Facebook que tire do ar página em apoio a ele.  O perfil “Luciano Hang – Apoio”, com mais de 600 mil seguidores, só tem lhe dado aborrecimentos e confusão, por ser usado com fins diversos, inclusive para venda de produtos. O dono da Havan continua com suas redes sociais bloqueadas por ordem do “supremo” Alexandre de Moraes.

Referência mundial

A próxima edição do Concurso Brasileiro de Cervejas, em março, em Blumenau, consolida o evento como um dos maiores do mundo.  São 4.085 amostras inscritas por 565 cervejarias (12% a mais que 2022) de 25 Estados –  a maior participação na história. “Nos consolidamos como uma referência mundial, um feito e tanto para nosso país, diante de tanta representatividade”, comemora Develon da Rocha, presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura, organizadora do evento.

Família preciosa

Atendendo pedidos, este espaço repete nota de um ano atrás. Ei-la: “Desde que tomou posse como prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto chama a atenção pelo nome. Tem tido que dar muitas explicações a curiosos. Herdou-o do avô, nascido no início dos anos 1900 em Laguna. Naquela época era moda dar o nome de pedras preciosas aos filhos, como Pérola, Rubi, Diamantino, os três irmãos de Topázio. Neste último caso, o pai do prefeito quis homenagear o avô. É o prefeito confessa:  adora seu nome.

Linguagem neutra

Como divulgado, não só o governo central como o Supremo Tribunal Federal, querem impor a linguagem neutra nas escolas brasileiras. O curioso é que esta polêmica tão inoportuna não tirou do silêncio os jornalistas, as academias de letras, os educadores, as associações de pais e alunos, os juristas, os puristas, etc.

Responsabilidade urbana

Tem o número 18.640/2023, originária de projeto de lei do deputado  Sargento Lima (PL), uma das mais novas leis estaduais, estabelecendo o bom senso: possibilita que os proprietários de terrenos e lotes que não tenham edificação, construam a calçada após a conclusão da edificação predial, desde que deixem o passeio público em condições de trânsito e acessibilidade.

Canabis à venda

A rede Raia Drogasil já está vendendo em SC seu primeiro canabidiol isolado, em Joinville, Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Mafra, Palhoça e São José. É a primeira farmacêutica nacional especializada em cannabis a lançar um produto fabricado localmente, com aval da Anvisa.

Inversão de valores

Um técnico de enfermagem de Criciúma foi demitido, após processo administrativo, por faltar 16 vezes ao trabalho, sem justificativa. Achou “injusto” e reivindicou, judicialmente, o pagamento de indenização por “dano moral” de seu empregador, a Prefeitura. O caso chegou ao TJ-SC, que o negou, obviamente, e por unanimidade.

Escravidão

Revoltantes e vergonhosas para SC as imagens, em redes nacionais de TV, de venezuelanos com bebês resgatados em condição análoga à escravo em Rio do Sul, quinta-feira.

Audiência

O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), que assumiu o primeiro mandato no Congresso Nacional, solicitou audiência com o  ministro do Transportes, Renan Filho, para tratar da infraestrutura de SC.  O objetivo central da reunião é buscar soluções para agilizar obras inacabadas nas estradas que percorrem o Estado.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome