Home topo

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade na sessão de terça-feira, 31, um projeto de origem legislativa do vereador Genésio Piazza (MDB) que dá o nome de Guilhermina Borinelli à sala de vacinas que a Secretaria da Saúde inaugurou na mesma terça-feira junto ao Hospital Imaculada Conceição, e uma moção de aplauso para o mestre de taekwondo Hamilton Fernandes dos Santos, de autoria do vereador Ronaldo Gorges (PSDB).

Gilhermina Borinelli é uma das maiores personalidades da área da saúde de Nova Trento em todos os tempos. Nasceu em 20 de maio de 1929, na localidade de Morro da Onça. Filha dos agricultores Luiz Joaquim Borinelli e Carolina Bertoldi Borinelli, ainda muito jovem passou a trabalhar no Hospital Imaculada Conceição. Não só trabalhava no local; por muitos anos ele foi também sua residência.

Assim, passava a ser exigida diuturnamente, uma vez que nem sempre havia médicos de forma permanente no hospital. Além disso  ainda atendia no posto de saúde que havia no município.

Na justificativa do projeto, o vereador Genésio Piazza diz que Guilhermina foi, sem dúvida, uma pessoa extremamente dedicada a cuidar da saúde dos neotrentinos, tanto na prevenção como nos cuidados dos doentes, para que pudessem recuperar a saúde.

Acrescenta ainda que Guilhermina, mesmo aposentada e com idade avançada, era muito procurada por pessoas em busca de orientações que as levassem a recuperar novamente sua saúde. “Ela tem uma história que merece respeito e admiração”, ressalta o vereador autor da homenagem à notável enfermeiro, que faleceu dia 11 de fevereiro de 2009.

A sala foi inaugurada terça-feira, 31. A secretária municipal de Saúde, Cristina Adami, foi quem teve a iniciativa, que é uma novidade na área de prevenção em Nova Trento. Até então, o setor de vacinação funcionava na Unidade de Saúde Madre Paulina onde crianças e pessoas saudáveis ficavam aguardando ao lado de pessoas com covid ou outras viroses.

Assim, explica Cristina, havia necessidade de se fazer uma separação, o que acabou de se concretizar. A secretária confessa seu desconforto em saber que, na situação que existia, as pessoas ao mesmo tempo que buscavam proteção vacinando-se, expunham-se ao risco de serem contaminadas.

INDICAÇÕES APROVADAS

(Pedindo providências do Executivo)

  • Do vereador Silvio Cesar Correia (PP) para troca de placa que nomina a Rua Maria Cipriani, no bairro Mato Queimado, por encontrar-se em condições precárias.
  • Do vereador Ronaldo Gorges (PSDB), para macadamização da rua onde reside Odair Galitski, na localidade de Conquista.

PROJETO PROTOCOLADO

Foi protocolado o projeto de origem legislativa 12/2022, do vereador Genésio Piazza, propondo o nome de Apolônia Marchiori para a policlínica instalada no prédio do Hospital Imaculada Conceição e administrada pela Secretaria de Saúde do município.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome