Através do professor graduado em Educação Física e ex-jogador profissional de futebol Jhonatan Manoel, 25 anos, que como lateral esquerdo atuou no Joinville, Caxias, Flamengo e Fluminense, todos de Joinville, o Avaí, de Florianópolis, está fincando bases em Nova Trento, com uma franquia da sua escolinha, a Avaí Futebol Clube, com atividades no complexo esportivo Futeboso Society.

Com a proposta prioritária de formar cidadãos – a eventual descoberta de ou mais craques para o time da Ilha de Santa Catarina é vista como um ocaso –  a escola, que é a primeira do clube da Capital em todo o Vale do Tijucas, está funcionando há um mês e tem 120 alunos, de 5 a 16 anos, dos quais 115 do sexo masculino e, por enquanto, cinco meninas. As atividades se concentram nas segundas, quartas e sextas-feiras, durante todo o dia, com sete categorias, divididas pela idade dos alunos.

Foto: Divulgação

As atividades são sempre intensas, com treinamento da parte técnica e tática de futebol, além de preleções que envolvem verdadeiras aulas de comportamento, disciplina, assiduidade, socialização e perseverança, entre outros valores, além de conscientização sobre os benefícios físicos e mentais da prática esportiva em geral.

Para ter a escolinha em Nova Trento, seu franqueador, que também é preparador físico das categorias de base do clube da Capital, tem como suporte a marca Avaí e várias vantagens para seus alunos, como visitas ao estádio Ressacada, acompanhar treinamentos do time principal e entrar em campo com jogadores em jogos de competição, como é na atual Série A.

Acima das expectativas 

Cada aluno adquire seu vestuário personalizado, integrado por um conjunto de camisa, short e meião. A mensalidade é de apenas R$ 60. No primeiro mês de atividades, Jhonatan nota que evolução expressiva dos alunos, acima de suas expectativas. Tanto que de imediato a escolinha já tem seis alunos em avaliação com potencial para, nos próximos dias, treinar com as equipes de base, em Florianópolis,  E três, dos quais dois com 13 anos, e um com 11 anos, já estão lá,  com a garantia de que integrarão o grupo de base nas competições de 2020.

A surpresa de Jhonatan em Nova Trento é com a seriedade com que os pais encaram a escolinha,  com muitos deles acompanhando atentamente as aulas no Futeboso. Os resultados tem sido tão positivos que a direção do Avai prometeu a Jhonatan trazer para Nova Trento, nos próximos dias, um grupo de seus jogadores profissionais para fazer uma avaliação geral dos alunos e, nisso, “ficar de olho” naqueles que podem ser levados para as categorias de base do Ressacada.

Pais aprovam método e veem filhos mudando

Além de conversar muito com seus alunos, Jhonatan também é procurado pelos pais. “Praticamente todos vem me dizer que estão gostando do que está acontecendo, principalmente porque os filhos se mantem ocupados, sem ficar o tempo todo com o celular diante dos olhos”, afirma.

Um bom exemplo dos benefícios da escola está em Théo, de 12 anos, filho do servidor público municipal Aprigio Botameli, o Zico. A primeira impressão que teve é de confiança no bom trabalho do professor Jhonatan. Depois, logo após as primeiras aulas, começaram a aparecer seus efeitos. “O Théo deixou de ser tão apegado ao computador ou celular e ficou mais concentrado; mas o que ele mais aprendeu nesse curto tempo foi aprender a perder, o que não acontecia antes”, afirma.

Outra consequência que Zico nota no filho é que além de participar ativamente das atividades da escolinha de futebol, Théo passou a se interessar mais pela prática de esportes e tem ido, como amigos, jogar futebol em horas vagas, no campo da Sociedade Recreativa Primavera.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome