Escravidão no Sul

Lideranças de todos os naipes vivem trombeteando que SC, Paraná e Rio Grande do Sul tem indicadores econômicos e sociais de nível europeu e destoantes em relação ao resto do País. Mas isso nem sempre pode ser levado ao pé da letra. Numa operação, nesta semana, 180 trabalhadores em situação análoga à escravidão foram resgatados em Bento Gonçalves (RS). Eram contratados para a colheita de uva por empresa terceirizada para três grandes marcas produtoras de vinhos e sucos. Coisa feia.

Onde estavas, TCE?

A Operação Mensageiro, que já prendeu sete prefeitos, vem puxando o fio da meada e consta que a corrupção começa por volta de 2014, portando há quase 10 anos. Perguntar não ofende: nesse tempo todo o Tribunal de Contas do Estado não viu nada de anormal nos viciados contratos com mais de 140 prefeituras, nas áreas de iluminação pública e coleta de lixo? O TCE deve, sim, explicações ao contribuinte catarinense. Horroriza e causa repulsa saber que foram pagos mais de R$ 100 milhões (estimativa até agora) em propinas para agentes públicos.

Engolir sapos

“A política é a arte de engolir sapos”, célebre frase de autoria do catarinense Nereu de Oliveira Ramo, que foi 20.º presidente da República, de 11 de novembro de 1955 a 31 de janeiro de 1956, se aplica no atual momento político de SC. Inimigos históricos, caciques do PP e MDB parecem amiguinhos de jardim de infância no governo de Jorginho Mello.

Engolir sapos

A propósito, lido, alhures, ontem: “Político na política não tem amigos, tem interesses. Portanto, cada um faz aquilo que lhe interessa, não existe traição!”.

Nepotismo repugnante  

É ensurdecedor o silêncio de setores da mídia em relação ao caso de quatro esposas de ministros de Lula indicadas por seus maridos para serem conselheiras em Tribunais de Contas. Três já assumiram os postos, vitalícios, com salário acima de R$ 35 mil por mês. Pelo perfil apresentado pelas distintas, elas entendem tanto de auditoria quanto de física quântica.  Foram nomeadas sem concurso. Imagina-se a estridência dessa mesma claque caso isso estivesse ocorrendo no governo anterior.

Operação Alegria

Digno de aplauso o resultado da Operação Alegria 2023, durante o Carnaval em SC (17 a 22), com redução de 71%  nos casos de acidentes com vítimas fatais nas rodovias do Estado, em relação ao mesmo período de 2022.

Bravíssimo

Um dos mais importantes projetos brasileiros de formação de plateia de música clássica retoma suas atividades neste ano. O primeiro concerto didático da série Bravíssimo recebe dia 17 de março na Capela Santa Maria, em Curitiba, o jovem florianopolitano Pablo Rossi, considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros. Pouco se divulgou que no ano passado ele foi indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Música Clássica”.

Amianto banido

Apesar de SC já tê-lo banido pela lei estadual 17.076, de 2017, só anteontem o Supremo Tribunal Federal encerrou julgamento conjunto de recursos e confirmou a declaração de inconstitucionalidade de norma federal que permitia a extração, a industrialização, a comercialização e a distribuição de amianto ou crisotila.

Engate

Leitor deste espaço testemunhou o quanto um ato, até  banal, revela o caráter ou temperamento do brasileiro. Em rua central de Florianópolis o condutor de uma picape equipada com engate tentou sair de um espaço apertado de estacionamento numa rua. Na tentativa  destruiu o para-choque do veículo atrás dele e escafedeu-se. Com toda certeza, aquele equipamento foi instalado exatamente com tal objetivo, ou seja, “proteger-se”, à custa de outros, porém. Triste país este nosso.

“Lule”

O governo Lula resolveu adotar a linguagem neutra de gênero por sugestão da atual primeira-dama, Janja da Silva. Assim, não será surpresa se, dia desses, o primeiro-casal prefira ser chamado de Lule e Janje, e que os discursos do presidente sejam dirigidos aos brasileirês.

Nunca é tarde

O Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) da UFSC divulgou a existência de 426 vagas em 23 cursos programados para o primeiro semestre deste ano e destinados exclusivamente a qualquer pessoa com 50 anos ou mais. Cursos gratuitos que abordam muitos temas, como escrita dramática, dança, yoga, nutrição, cerâmica, idiomas e teatro, entre outros.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome