No bairro Vigolo, na propriedade de Avelino Cipriani, acaba de ser concluída a instalação, já em pleno funcionamento, de uma estação meteorológica para monitoramento do tempo e do clima. O projeto, que começou há cerca de um ano para ampliar a malha de monitoramento no Estado,  foi viabilizado numa parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina,  Prefeitura,  Epagri/Ciram e Provincia Autônoma de Trento, na Itália.

Em pequena área doada por Avelino Cipriani, a estação, que fica distante um quilômetro do Santuário Santa Paulina, gera dados constantes de uma série de variáveis climáticas muito importantes para a agricultura e também para a Defesa Civil estadual e municipal.

As informações são incorporadas ao banco de dados da Epagri/Ciram e podem ser acessadas publicamente, sem custo, através do portal Agroconnect. Entre as informações disponíveis destacam-se as relacionadas às condições atmosféricas,  tendências de tempo para os próximos dias e previsões quanto à ocorrência de doenças em determinadas culturas.

Itália – A parceria da Epagri na área da agrometeorologia surgiu em 1997 com assinatura de protocolo de intenções com a Província Autônoma de Trento, Itália, e o Governo de Santa Catarina para estabelecer a mútua cooperação entre as partes visando a cooperação no setor agrícola.  O acordo evoluiu e em 2005 surgiu o projeto “Tecnologia para o desenvolvimento da vitivinicultura catarinense”, com intercâmbio de pesquisadores, professores e alunos e aporte financeiro para aquisição de estações meteorológicas e implantação de unidades de pesquisa em quatro regiões de altitude de Santa Catarina.

Após o término do projeto, as estações meteorológicas foram retiradas por problemas técnicos relacionados à expiração da vida útil de sensores, dificuldade de reposição de peças, entre outros, e agora, já recuperadas, estão atendendo o município.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome