Floripa-Miami

A concessionária Floripa Airport, via Latam Cargo, inaugurou ontem a nova rota cargueira semanal entre Florianópolis e Miami. A nova operação se tornou possível depois que a Floripa Airport, subsidiária do grupo internacional Zurich Airport, assumiu as operações do aeroporto de Florianópolis e realizou uma série de melhorias de infraestrutura de pátio e pista. Aleluia!

Bandeira de campanha

Alguns candidatos a prefeito nas principais cidades de SC já estão levantando as bandeiras que irão defender na campanha eleitoral. E uma das que está se sobressaindo é pela extinção das guardas municipais que, salvo exceções, consomem um rio de dinheiro das prefeituras e com resultados cada vez mais questionáveis.

Abandono

A grande maioria dos prefeitos, a quase totalidade bem dizer, não se deu conta de um ato humanitário que seria importante para mitigar um pouco o inegável sofrimento de muita gente: emitir nota pública se solidarizando com os parentes das pessoas que morreram de covid-19. Vão esperar até a pandemia acabar?

Regressão

Estudo realizado por pesquisadores de universidades federais do Brasil mostrou que capitais como Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre regrediram no combate à pandemia. Juntas, somaram, em julho, 27,9 mil casos confirmados da doença. O ranking foi montado a partir de sistema de projeções chamado ModInterv, que tem como base modelos matemáticos que mostram informações da curva epidemiológica (como número de contágio e/ou óbitos) e da localidade (como cidade, estado ou país).

Explique-se

Autor do pedido de impeachment do governador Carlos Moisés, o defensor público Ralf Zimmer Júnior terá que dar explicações por ter qualificado de “mentirosa” a deputada Paulinha (PDT) em rede social. Ela discursou em plenário citando a condenação de Ralf por agressões e ameaças contra a ex-esposa e comprovou o que disse ao juiz Rafael Brüning, da 4ª Vara Criminal da Capital. Paulinha representou contra o defensor público, o qual terá que apresentar explicações formais e pode sofrer nova ação criminal, dependendo do que responder. A parlamentar é representada pelos advogados Rycharde Farah e Rodolfo Macedo do Prado.

Nada

Quem ainda acredita no novo prazo (2023) para conclusão do Contorno de Florianópolis, numa extensão de 50 quilômetros? Poucos, certamente. É que 15 deles estão intocáveis, isto é, zero em obras, e com desapropriações ainda pendentes. Exigir que as que ainda estão por fazer, que deveriam ser entregues em 2012,  sejam agora bancadas pelo escorchante reajuste de 44,44% na tarifa de pedágio (de R$ 2,70 para R$ 3,90 no trecho norte da BR-101) é um roubo.

Parque privatizado

Antes tarde do que nunca. O presidente Jair Bolsonaro autorizou ontem o início do processo de privatização dos parques nacionais de Brasília, no Distrito Federal, e de São Joaquim, em SC.  Até a conclusão do processo, continuarão sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O mérito disso está no aumento do acesso à população e a otimização do uso de recursos públicos. Criado em 1961, o parque catarinense ocupa uma área de 49.800 hectares na região Serrana entre os municípios de Urubici, Bom Jardim da Serra, Grão Pará, Lauro Muller e Orleans. Nele estão diversos atrativos, como o Morro da Igreja, a Pedra Furada, paredões (peraus), cânions, penhascos, cachoeiras e rios.

Compulsão da Globo

A Rede Globo, cujo Jornal Nacional de sábado se superou, atacando o governo Bolsonaro com seguidas reportagens durante longos minutos e parecendo comemorar as 100 mil mortes por covid-19, seguiu nos ataques no Fantástico, domingo, com extensa reportagem de oito minutos transparecendo debochar do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, com sua receita de tratamento com aplicação de ozônio retal. São discutíveis as responsabilidades nos dois casos; o que parece indiscutível é a compulsão da Globo contra Bolsonaro e companhia.

O insondável

O blogueiro Claudio Umberto qualifica como “criminosas” as taxas de juros das administradoras de cartões de crédito, que chegam a até  600% ao ano e que mesmo assim, o insondável presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, resiste em colocar em votação o projeto aprovado no Senado, limitando em 30% tais  juros e do cheque especial. Detalhe importante: apenas durante a pandemia.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome