Foto: Divulgação

O 3º Grupamento do 3º Pelotão da 3ª Companhia do 12º Batalhão de Policia Militar já está funcionando em novas instalações (provisórias) em Nova Trento, inauguradas terça-feira, 26, na Rua Coronel Henrique Carlos Boiteux, 16, no Centro, com área de 700 metros quadrados, dos quais 96 de área construída.

A principal autoridade policial presente foi o comandante da 3ª Região da Policia Militar, coronel Jofrey Santos Silva, que fez uma saudação e um agradecimento em especial ao prefeito Tiago Dalsasso pelos entendimentos feitos na sua gestão para que a corporação em Nova Trento tenha sua própria sede.

No local, além dos 10 policiais do contingente local, sob o comando do sargento Fagundes, já está funcionando toda a parte administrativa e operacional,  como o sistema de monitoramento da cidade através de câmeras de vigilância e toda a parte de atendimento de ocorrências e das pessoas que procuram os serviços da corporação.

Na solenidade foi apresentada uma pequena história da PM em Nova Trento, que remonta a 2 de janeiro de 1884, quando foi criado seu distrito policial.  Em agosto de 1959, com a criação do 1º Batalhão de PM na Capital, Nova Trento ficou administrativamente subordinado àquela unidade. Em maio de 1974 o 1º Batalhão foi transferido para Itajai e Nova Trento passou a respondem a aquele comando até 1981, quando foi instalado o 7º Batalhão, em São José.

Em seguida, com a criação do 12º Batalhão, em Balneário Camboriú, a PM neotrentina passou à nova subordinação, que permanece até hoje. Com a despedida dos padres jesuítas de Nova Trento em janeiro de 2020, que estavam no município desde 1879, a PM passou a ser a instituição mais antiga em funcionamento no município, com 137 anos de presença na comunidade.

Quartel poderá ter um outro endereço

Mesmo com autorização legislativa para firmar termo entre o município com o governo do Estado para cessão de uso, por 20 anos, de uma área central de 462 m², na Rua Santo Inácio, na altura do número 580, dos quais 377,30 m² para o quartel da Policia Militar de Nova Trento e os demais 84,70 m²  como instalação da Comissão Municipal de Transito, os planos iniciais podem mudar.

De forma totalmente desinteressada, a Polícia Militar e a Prefeitura, receberam a sugestão, de um munícipe, para que fosse analisada a possibilidade de uso, para as mesmas finalidades, de uma área com as mesmas dimensões, porém num local mais tranquilo, com duas saídas, dentro do Loteamento Tomasoni, nas proximidades da sede do Circolo Trentino, na Rua dos Imigrantes. Outra vantagem considerada ali é que a constante movimentação de veículos não comprometeria o fluxo do trânsito em comparação à sempre movimentada Rua Santo Inácio.

Dessa forma, avalia-se na Prefeitura, a área na Rua Santo Inácio poderá permanecer por mais tempo como um valioso patrimônio municipal, para projetos futuros. Quanto à construção em si, a Prefeitura só aguarda o empenho de uma emenda parlamentar do deputado Jerry Comper, no valor de R$ 400 mil. Todo plano de trabalho feito pela Prefeitura e pedido pelo governo estadual foi encaminhado e assim que a verba for liberada, a obra pode iniciar, em um dos dois locais propostos. O projeto técnico é da Policia Militar e está pronto.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome