Horror

Para evitar que aqui se registrem cenas de inenarrável horror com as ocorridas na Itália, Espanha e Estados Unidos, entre outros países, onde milhares de idosos morreram vítimas de covid-19 em asilos, Ministério Público de SC iniciou levantamento para verificar se, e como, tais organizações estão implantando  medidas sanitárias protetivas e qual o encaminhamento dado aos casos suspeitos ou confirmados da doença.

Inoportuno

As lideranças empresariais bem que gostariam de vir a público e pedir às autoridades que, considerando o estado de calamidade pública em que vivemos, não seja festejado o feriado do Dia do Trabalho, nesta sexta-feira, e que fosse transformado, só desta vez, num dia útil de trabalho. Cá entre nós, toda a quarentena decorrente do novo coronavírus não pareceu (e de certa foi e ainda é, para muitos) um longo e angustiante feriado?

Proposta atraente

Uma promessa que, se concretizada, terá muita repercussão, vem dando ao engenheiro José Carlos Rauen uma aparente vantagem na concorrida (tem três candidatos) eleição para presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-SC): propõe a extinção da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) cobrada por serviços feitos por profissionais vinculados à entidade.

Mérito

Boa parte da mídia nacional começa a olhar SC com um pouco mais de atenção nesta pandemia. É que se constata haver aqui um dos mais baixios índices de contaminação da covid-19 como consequência principal do rígido isolamento social determinado por suas autoridades.

Desespero

Alguns catarinenses radicados em diferentes regiões dos Estados Unidos relatam a parentes verdadeiros dramas, de vida ou de morte. A eles, boa parte agora sem emprego, são oferecidos sorteios, dentre milhares de concorrentes, de testes de covid-19, grátis. Caso contrário, há os privados, por mais de US$ 1 mil.  Na decantada América do Norte a saúde é, primeiro de tudo, um negócio, dos mais cruéis. O que isso significa não precisa explicar.

Sacrifício

Está tendo a maior repercussão nas redes sociais vídeo do empresário catarinense Jorge Goetten, com domicílio em Itajaí, dono de uma empresa de segurança privada, em que propõe que todos os políticos, desde vereadores a senadores, concordem por um mês – pelo menos, ou até dezembro – que seus salários sejam reduzidos em 30%. A economia mensal seria de R$ 250 milhões. Uma frase dele traduz o que a sociedade pensa: “A maioria dos privilegiados acha que a crise não é com eles”. Absolutamente verdadeiro.

Despesas suspensas

Apenas os Tribunais de Justiça de SC, Paraná, Bahia, Sergipe e Roraima até agora adotaram medidas de contenção de despesas durante a pandemia do novo coronavírus. Nos demais continua a farra de auxílios, abonos e de intermináveis pagamentos de retroativos. No Judiciário catarinenses foram cortados os auxílios-creche e auxílios-saúde, além de indenizações de férias e licenças prêmio não usufruídas.

Trabalho

Ontem foi o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Um dia não para festejar, obviamente. De 2016 a 2018 (último dado disponibilizado pelo INSS), foram registrados 5.787 casos em SC, representando apenas 7,3% das ocorrências devidamente comunicadas ao INSS.

Farra sufocada

A famigerada farra do boi em SC não foi completamente derrotada pela pandemia, mas chegou perto de ser sufocada, finalmente, que é o que merece. Desde 18 de março, quando saiu o primeiro decreto do governo estadual com medidas restritivas, até ontem, foram registradas apenas quatro ocorrências de maus tratos aos animais. Duas em Governador Celso Ramos, uma em Itapema e outra em Navegantes.  E pela primeira vez em décadas, nenhuma farra aconteceu na região metropolitana de Florianópolis.

Sol do bem

Pesquisadora do Laboratório de Conforto Ambiental e pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, Raphaela Walger da Fonseca dá um ótimo conselho a todos: a exposição equilibrada à luz do sol é prescrita como um antidepressivo natural para tratamentos do transtorno afetivo sazonal, como o destes tempos de pandemia e que se assemelha à depressão comum em países com inverno muito longo. Também é recomendada  para melhorar a produção de serotonina, responsável pelo bem-estar e por aspectos biopsíquicos.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome