Um novo complexo para prevenção e tratamento de doenças está prestes a sair do papel e se tornar realidade em Nova Trento. Trata-se de um polo da Academia da Saúde que será instalado no município. A ordem de serviço para execução da obra foi assinada pelo prefeito Gian  Voltolini, na manhã de hoje, 31.

A estrutura, que contará com ambiente interno de aproximadamente 100 m², e área externa de 150m², será construída na rua dos Imigrantes, em frente ao Circolo Trentino, no bairro Besenello. O investimento será de R$ 215.981,28, sendo R$ 125 mil provenientes do governo federal e, o restante, do Fundo Municipal de Saúde. A obra será executada pela empresa Luiz Dalsenter Construtora Ltda., vencedora do processo licitatório.

Conforme informações da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Comunitário, o espaço será destinado a ações preventivas de doenças e, ainda, à reabilitação de pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) e pós-operatório. Os pacientes serão atendidos por fisioterapeutas e educadores físicos e também poderão utilizar equipamentos, instalados ao ar livre, para a prática de exercícios físicos.

Comemoração

As tratativas são comemoradas pelo secretário municipal de Saúde, Maxiliano de Oliveira, responsável principal por todos os encaminhamentos, iniciados ainda em 2018,  para que Nova Trento fosse contemplado, uma vez que dezenas de outros municípios catarinenses também se habilitaram.

Conforme Maxiliano, assim que a estrutura da academia estiver pronta, a Prefeitura, via Secretaria da Saúde, não precisará contratar profissionais especializados para atendimento, já que eles já existem no quadro em quase sua totalidade. No mais, a academia permitirá a redução de custos, uma  vez que atenderá muitos pacientes que hoje, na falta de tratamentos e cuidados adequados, tem que ser enviados para outras cidades.

O Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros, lançado em 2011.

Seu objetivo é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável, educação em saúde, entre outros, além de contribuir para a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Para tanto, o Programa promove a implantação de polos do Academia da Saúde, que são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

A ideia do programa surgiu inspirada em algumas inciativas que vinham sendo desenvolvidas em Recife, Curitiba, Vitória, Aracaju e Belo Horizonte. Essas experiências locais tinham em comum a prática da atividade física e outras práticas corporais, a presença de profissionais orientadores, o uso e a potencialização de espaços públicos como espaços de inclusão, de participação, de lazer, de promoção da cultura da paz, além de serem custeadas e mantidas pelo poder público. A avaliação positiva dessas experiências reforçou a ideia do fortalecimento de iniciativas semelhantes em todo o país na forma de um programa nacional no âmbito do Sistema Único de Saúde.

O Programa Academia da Saúde adota uma concepção ampliada de saúde e estabelece como ponto de partida o reconhecimento do impacto social, econômico, político e cultural sobre a saúde. Por isso, apesar do nome, o programa não se restringe a realização de práticas corporais e atividades físicas e promoção da alimentação saudável. Mais do que isso, os polos foram concebidos como espaços voltados ao desenvolvimento de ações culturalmente inseridas e adaptadas aos territórios locais e que adotam como valores norteadores de suas atividades o desenvolvimento de autonomia, equidade, empoderamento e participação social, entre outros.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome