Maestro candidato

Com a bandeira de defender as artes e a música de SC no Congresso Nacional, o maestro da Orquestra Sinfônica de SC (Ossca), José Nilo Valle, quer dividir a batuta com a política. A convite do governador Carlos Moisés, é candidato a deputado federal pelo Republicanos.

Comparação de chorar

Uma comparação de fazer chorar: enquanto o Fundo Partidário dá R$ 4,2 bilhões para os políticos se regalarem com hospedagem de luxo, jatinhos e eventos com direito a discursos de fantasia, um menino de São Paulo, de 11 anos, está comovendo milhões por ligar para a Polícia e pedir ajuda porque sua família está passando fome.

Ataque 1

Não se recomenda convidar o senador Esperidião Amin (PP-SC) e o ministro “supremo” Alexandre de Moraes para um café. Pode virar purgante. O candidato ao governo estadual não deglute a ordem de busca e apreensão – um “absurdo jurídico” –  contra 10 empresários, entre eles seu amigo brusquense, Luciano Hang.

Ataque 2

Enquanto a “co-irmã” catarinense Fiesc ainda prefere o silêncio, as federações das industrias da Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo emitiram notas com críticas à ação do “supremo” Alexandre de Moraes contra os empresários. Todas alegaram defesa da liberdade de expressão, além da “desproporcionalidade” e “irrazoabilidade” da decisão do magistrado, que quebrou sigilos e bloqueou contas bancárias dos acusados.

Trovão

O caminhoneiro joinvilense Zé Trovão driblou a decisão do Supremo Tribunal Federal que o proíbe de usar redes sociais para divulgar sua candidatura a deputado federal pelo PL de SC. Tentou, através de um grupo de apoiadores, postar um vídeo no Telegram. Mas logo após a postagem, a plataforma o sacou do ar alegando “violação das leis locais”.

Boas notícias

Anunciam-se boas notícias para Bolsonaro nos próximos dias e  que, ele espera, tenham repercussão na sua campanha eleitoral: o IBGE sinalizou que o PIB teve um aumento maior que o esperado no ultimo trimestre e que a taxa de desemprego registrou queda significante.

Inclusão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou a candidatura de 475 pessoas com deficiência que vão concorrer a um cargo público nas eleições de outubro. A maioria (53,69%) possui alguma deficiência física. Em seguida, vêm os candidatos com deficiência visual (23,58%) e auditiva (11,58%), outras deficiências (8,42%) e autismo (2,74%).

Água contaminada

O Ministério da Justiça instaurou esta semana processos contra 300 empresas responsáveis pelo tratamento ou pelos sistemas de distribuição de água para 1.194 municípios. A medida decorre da constatação de presença de “substâncias químicas e radiológicas prejudiciais à saúde humana” que foram detectadas em volume acima do permitido. Prestou um desserviço ao não informar quais empresas.

Galpões logísticos

Quem trafega por toda a BR 101 em SC se admira de uma imagem às suas margens: a rapidíssima proliferação de imensos galpões logísticos ao longo da estrada, desde Porto Belo, passando por Itajai até  alcançar  Balneário Piçarras. A demanda reprimida nesta parte do litoral, diz a empresa Sort Investimentos, é de 400 mil metros quadrados, que deve aumentar mais 25% até o final do ano. Um deles chama a atenção: é da Zona Franca de Manaus.

Quem vem

A UniSociesc, de Joinville, recebe dia 31 o economista britânico e Prêmio Nobel da Paz em 1985, Benny Dembitzer, para a palestra “Recuperando o nosso planeta: cenários futuros e mudanças globais – economia, sociedade e meio ambiente”. Dembitzer é especialista em economia de países em desenvolvimento, especialmente do continente africano. Atualmente é professor no University College, de Londres. Faz o tipo de personalidade que se deve ouvir.

Os chatos

O torcedor de futebol, tanto de SC como do resto do país, está sofrendo demais com as transmissões dos jogos pela TV. Para cada jogo todas as emissoras têm um narrador (ou narradora), um comentarista e mais um terceiro, normalmente um ex-jogador ou convidado especial, que dá todo tipo de palpite. Todos tentando deixar seu recado, uma marca. Uma chatice só. Melhor baixar o som e ficar apenas nas imagens. Bom mesmo é assistir futebol na  RAI italiana, que normalmente tem apenas um narrador,  sempre sabendo que quem está no outro lado é o torcedor, que pode tirar ele mesmo suas conclusões.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome