O maestro da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca), neotrentino de nascimento, José Nilo Vale (foto) é candidato a uma cadeira na Câmara dos Deputados, pelo partido Republicanos, o mesmo do governador Carlos Moisés.

Na sua propaganda eleitoral, José Nilo Valle se apresenta como Maestro Nilo, com o número 2055. Trata-se da primeira incursão  do regente pela política, atendendo convite do governador Carlos Moisés.   Consta que o chefe do Executivo estadual tem o desejo de ter um representante da cultura e da arte do Estado no Congresso Nacional.

O fato foi comemorado em Nova Trento, principalmente junto aos integrantes da Academia de Letras, do qual é acadêmico. “A cultura e arte dos catarinenses certamente terá um representante à altura no Congresso Nacional com a presença do maestro José Nilo Valle”, escreveu no grupo de amigos da academia na plataforma whatsapp seu  presidente, Moacir Facchini. O fato também foi efusivamente saudado por outros acadêmicos.

Quem é –  José Nilo Valle é o diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. É bacharel em composição e regência de orquestra e ópera pela Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e em licenciatura plena em Música e Educação Artística pela Faculdade de Educação Musical do Paraná, da Universidade Federal do Paraná.

Premiado pela atual Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina e pela CAPES do Ministério da Educação, fez pós-graduação, mestrado (master of music) e doutorado (doctor of musical arts) na Universidade de Washington, Estados Unidos. Frequentou festivais e realizou cursos específicos de regência e composição com grandes mestres da música mundial, participando como regente de dezenas de produções de ópera e balé no Brasil e no exterior.

De volta a Santa Catarina, em 1992, aceitou o desafio do governo estadual de criar uma orquestra sinfônica. Daí nasceu a Ossca, sediada inicialmente no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, onde a orquestra estreou em 25 de novembro de 1993.

Membro da Conductor’s Guild International, o maestro Valle é também autor de grande número de obras musicais e ensaios técnicos e teóricos sobre música. A convite da American Biographical Institute (ABI), teve seu nome incluído nos volumes 5.000 Outstanding Musicians of The Twentieth Century e na enciclopédia britânica Who is Who in Music, da Cambridge University, London.

Ao longo de sua carreira, o maestro vem investindo na formação e valorização de talentos musicais. Graças a esse trabalho, o cenário de música erudita catarinense e brasileiro vem se enriquecendo, com a formação de novos grupos orquestrais.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome