Manifestações

Dezenas de mensagens a este espaço, de diferentes destinatários, convidam para manifestações em defesa e contra o presidente Jair Bolsonaro, na próxima terça-feira, em SC. Uns dizem que é para reforçar o movimento de apoio para que Bolsonaro possa governar de forma mais tranquila; outros para tirá-lo do poder, pura e simplesmente. Radicalismos à parte, o que os opostos não estão vendo é que o desejo da grande e silenciosa maioria, respeitando-se o direito de se manifestar, é que tudo aconteça em paz e se garanta a preciosa democracia em que vivemos.

Dará certo?

Carlos Moisés quer a regulamentação do trabalho remoto para os servidores públicos estaduais. Ótima iniciativa. A dúvida está no seguinte: prevê que o desempenho do servidor seja avaliado pelo cumprimento de metas individuais de produtividade. É preciso extrema seriedade na administração pública para conduzir isso honestamente. Quem não conhece casos onde a promoção foi dada exatamente ao incompetente, ao puxa-saco e apadrinhado, em prejuízo daquele que realmente merecia?

Repulsa

A OAB-SC também publicou nota de repúdio à tentativa de desqualificar e desrespeitar a Lei Maria da Penha, como lamentavelmente fez o deputado estadual Jesse Lopes (PSL), não citado na manifestação pública da entidade.

Trabalho

Mudou a cabeça de muitos prefeitos de SC. A grande maioria manteve normal o expediente da próxima segunda-feira, véspera do feriado de terça-feira. Em tempos recentes, havia enforcamento amplo, geral e irrestrito, mesmo sob veementes protestos da população e em e especial do pagador de impostos.

Gastronomia

Começou ontem e segue até 3 de outubro, com 29 estabelecimentos envolvidos, o sempre bem organizado, agora na sexta edição, Festival Gastronômico da Baleia Franca, em Imbituba. É para festejar a temporada de avistamento das baleias no litoral sul catarinense.

História das mulheres

Está pronto para decisão do plenário da Assembleia Legislativa projeto da bancada feminina que propõe (não obriga) incluir como conteúdo transversal nos currículos das escolas públicas e privadas do Estado a “História das Mulheres do Campo e da Cidade de SC”. A diligente deputada Ana Campagnolo (PSL) apresentou voto divergente, mas vencido: substituir “mulheres“ por “pessoas” para permitir que personalidades masculinas catarinenses, como Victor Meirelles, José Boiteux, Cruz e Sousa e Jerônimo Coelho deixem de ser ilustres desconhecidos dos estudantes.

Civismo

Houve um tempo – uns 40 anos atrás – em que até na UFSC havia, na grade das primeiras fases de todos os cursos, a disciplina Organização Social e Política Brasileira (OSPB). Uma moção aprovada por estes dias na Assembleia Legislativa, do deputado Silvio Dreveck (PP),  propõe sua volta no ensino básico. Foi enviada ao Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Fórum Parlamentar Catarinense, Câmara dos Deputados e Senado. Um pouco mais de civismo talvez melhoria alguns sentimentos de nação dos brasileiros.

Castigo exemplar

O deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC) foi relator de projeto de lei aprovado anteontem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que torna inelegível por oito anos quem burlar o Plano Nacional de Imunização (PNI) com o objetivo de ter acesso antecipado a vacinas. O projeto agora vai para o plenário. Se já valesse alguns políticos teriam o merecido castigo.

Jubileu de prata

A conhecida confraria turístico-esportiva Manezinhos (que já foi Manezinhos da Ilha), coordenada pelo advogado Nestor Lodetti, completou, há 15 dias, o 44º país visitado, o México. Uma de suas marcas, além de turismo, é fazer um jogo de futebol entre veteranos daqui (não raro incluindo famosos ex-craques) e da cidade anfitriã. Isso acontece desde 1996, por iniciativa de Lodetti, então presidente da OAB-SC, que com o então presidente do Colégio de Advogados de Buenos Aires, Mario Gonzales, organizaram o jogo inaugural, na capital argentina. Desde então Gonzales não só fez todas as viagens do grupo como veraneia, seguidamente, na Ilha de SC, com a mulher, Elida, a filha, Mariana, familiares e amigos. É uma figura ímpar, merecedora de um título de tanto que exalta e gosta daqui.

Cuidado

Divulgar print de conversa de WhatsApp deve gerar indenização, decidiu esta semana o Superior Tribunal de Justiça. Considerou que além da quebra de confidencialidade, o compartilhamento de conversa privada configura violação à legítima expectativa, bem como à privacidade e intimidade do emissor. Correto.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome