Os roubos em Nova Trento tiveram uma expressiva queda de 67% em comparação com os últimos dois anos. Em 2020, foram nove roubos, em 2021, seis, e 2022, três. Os dados foram divulgados pelo 31º Batalhão de Polícia Militar (BPM), através do seu grupamento de Nova Trento.

Para o comandante do grupamento, sargento Vicente Fagundes, os dados das ocorrências atendidas pela PM durante o ano representam o trabalho realizado na segurança pública do município. Outra diminuição de registros houve quanto aos furtos, de 32% no período, sendo 19 em 2022, 28 em 2020 e 20 em 2021.

De outro lado, a PM anotou um aumento de 86% nos registros de termos circunstanciados por posse de drogas. Somente em 2022 foram 28 ocorrências do tipo. Nos anos de 2020 e 2021, 12 e 22, respectivamente.

Já as prisões por tráfico de drogas tiveram um aumento de 600% comparado com os outros anos, totalizando sete prisões. Em 2020 ocorreu uma prisão, e em 2021, três pessoas foram presas. O cumprimento de mandados de prisão também sofreu um aumento de 300%. Em 2020 e 2021, foram dois e seis, respectivamente.

O sargento Rodrigues observa que os números vieram caindo de 2020 para cá, especialmente quanto aos crimes de furto e roubo; em contrapartida, houve incremento de prisões, de termos circunstanciados e de captura de foragidos da justiça. Isso se dá pelo aumento do efetivo policial na cidade, o que consequentemente aumenta o número de abordagens e operações, justifica o sargento.
Outros fatores que ajudam, além do maior número de policiais (foto), é o  uso da tecnologia, como as câmeras de monitoramento, novos equipamentos de última geração, aquisição de fuzis e materiais de alta qualidade por meio do convênio de rádio patrulha com a Prefeitura. Fagundes também relaciona o recebimento de novos veículos para a frota do destacamento, que estava defasada. Diz que ainda é o ideal, mas que de sua parte e da corporação está sempre buscando melhorias tanto para os policiais quanto para a entrega de um melhor atendimento à comunidade.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome