Está confirmado: Nova Trento vai sediar, de 23 a 27 de setembro, uma das provas de atletismo mais exigentes do mundo. É a primeira edição da Mons Ultra Trail, com percursos 104, 85, 55, 25 e 12 quilômetros,  com altimetria elevada e trilhas muito técnicas. 

Foto: Reinaldo Soares

Publicações especializadas que já está anunciando a prova dizem que o circuito, que envolve uma cadeia de montanhas, chega com o objetivo de se posicionar entre os mais “duros” da sua categoria no mundo, que  terá como principal “estrela” o Monte Barão de Charlach, que com toda a sua imponência desafiará todos os atletas.

A ultramaratona estava agendada para setembro do ano passado, mas foi suspensa devido a pandemia. Esperava mais de 1.500 atletas. Neste ano, como ainda há algumas medidas restritivas, o limite é o máximo de mil competidores. Já há inscritos de 14 Estados brasileiros e de dois países (Uruguai e Estados Unidos). De todos é exigido comprovante de imunização completa contra o covid-19.

Numa apresentação preliminar da competição feita semana passada em reunião da Associação Neotrentina de Turismo (Neotur) seus organizadores explicaram que Nova Trento foi escolhida, dentre vários outros locais concorrentes em todo Brasil, por algumas particularidades além de sua religiosidade e gastronomia: é sua cadeia de montanhas desafiadoras, como os montes Barão de Charlach, com 1,148m; Lima, 1,090; Bela Vista, 850m; da Onça, 525m; e o Morro da Cruz onde os atletas poderão se desafiar e testar seus limites.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome