A empresa neotrentina Trentosol foi a vencedora de licitação para o fornecimento e instalação de um sistema de energia fotovoltaica para o complexo do Santuário de Santa Paulina, em Vigolo. As instalações iniciaram na primeira semana de novembro com previsão de término em janeiro do próximo ano. Um dado que chama a atenção é que com tal opção energética o santuário reduzirá em 95% seus atuais custos com energia elétrica. E é nesse invejável percentual padrão que se situam os projetos da Trentosol.

Conforme o engenheiro Valter Boso, proprietário da Trentosol,  o projeto, devido a sua complexidade, foi dividido em quatro partes ou sistemas, abrangendo o hotel do santuário, bondinho, centro comercial  e o restaurante, com uma potência total de  376,20 kWP –  energia que virá de 684 placas fotovoltaicas.

No contrato assinado, a Trentosol contemplará o santuário com uma garantia estendida de dois anos quanto às instalações elétricas dos sistemas e as garantias normais das placas e inversores, de 12 e 10 anos respectivamente. A empresa também doou ao santuário a troca do transformador de um dos sistemas.

O contrato também prevê a implantação de sistemas de monitoramento on-line, onde a Trentosol quanto o santuário poderão acompanhar diariamente, via telefone celular, a performance dos projetos, envolvendo a produção diária e a energia acumulada.

Para a direção do santuário, a nova opção energética é de fundamental importância, visando a redução de custos com energia elétrica e investimento em energia limpa.  Na seleção da Trentosol, além dos aspectos técnicos e profissionais, também pesou o fato de ser uma empresa de Nova Trento, que sempre é levada em consideração nas decisões da Congregação das Irmãzinha da Imaculada Conceição.

A empresa, diz seu proprietário, Valter Boso, nestes três anos de atividades já executou mais de 60 projetos de instalação de sistemas fotovoltaicos, abrangendo Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Itapema e Blumenau, tanto em residências como empresas de diversos portes.

Segunda geradora – A fonte fotovoltaica está prestes a se tornar a segunda maior geradora de energia no Brasil, atrás apenas da matriz hídrica, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Atualmente há aproximadamente 1,2 milhão de sistemas solares residenciais instalados. E esse tipo de energia está em plena expansão. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de janeiro ao início de outubro deste ano, a energia solar cresceu 44,4%.

Dados oficiais apontam que a fonte de energia solar já trouxe ao Brasil cerca de R$ 103,0 bilhões em novos investimentos, mais de R$ 27,2 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e geração de mais de 600 mil empregos acumulados desde 2012. Com isso, também evitou a emissão de 28,4 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome