Fechado há cerca de um ano e com instalações praticamente abandonadas na rua José Batistti Archer, no bairro São Roque, o Laticínio Trentolat está sendo alvo de alguns encaminhamentos por parte da Prefeitura. O local (foto), é uma das alternativas para instalação do abatedouro municipal.

Na semana passada esteve em Nova Trento, à convite da Prefeitura, o engenheiro de alimentos da Epagri, Henri Petcov, que já fez mais de 50 projetos de abatedouros municipais, dos quais mais de 30 em Santa Catarina.

Junto com o prefeito Tiago Dalsasso, foi visitar “in loco” as instalações que foram do laticínio e, também, uma área de terras que pertencem à Prefeitura, no bairro Velha. Petcov voltará a Nova Trento nos próximos dias já com seu posicionamento quanto ao local do abatedouro. Numa fase seguinte apresentará o projeto.

Entre os municípios vizinhos próximos a Nova Trento, um que tem abatedouro municipal é Botuverá, visitado pelo prefeito Tiago Dalsasso, quando constatou que funciona muito bem e pode servir como um modelo para Nova Trento. Além de atender uma demanda municipal de criadores, que pela lei atual só podem abater dois bovinos por ano em suas propriedades, um abatedouro municipal, na visão do prefeito, pode ensejar o surgimento de pequenos empreendimentos, como os de produção de embutidos para comercialização, já que terão todas as garantias de inspeção e sanidade.

Decidiu-se que no abatedouro, independentemente do local onde será instalado, dará prioridade, inicialmente, ao abate de bovinos, devendo evoluir, sem seguida, para abranger também suínos.

Quanto ao antigo Laticínio Trentolat, os encaminhamentos que estão sendo dados relacionam-se à documentação do patrimônio, que envolve a construção física e a área em volta, totalizando 1.440 metros.

Desde as primeiras tratativas para sua instalação, nos anos 1990, o imóvel passou por vários titulares, como o Circolo Trentino e a Associação Trentini Nel Mondo (da Itália). A última sócia-administradora é Kely Juliana Pereira, residente em Bom Retiro, município próximo a Lages.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome