Nova Trento ficou em segundo lugar na avaliação dos indicadores de saúde do Programa Previne Brasil 2023 para a região da Grande Florianópolis. A pontuação é referente ao 1º quadrimestre deste ano. O programa é um modelo de financiamento de repasse financeiro aos municípios cadastrados. Através do monitoramento, o governo avalia os acessos, qualidade e resolução dos serviços prestados das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nova Trento obteve o indicador sintético final de 9,26, ficando atrás apenas de Anitápolis, município que tem em torno de 3.200 habitantes.
Ao todo, foram avaliados sete indicadores: consultas de pré-natal; exames em gestantes; atendimento odontológico em gestantes; mulheres que realizaram o exame citopatológico; crianças de um ano com vacinas atualizadas; monitoramento de hipertensos e acompanhamento de diabéticos. Para o cálculo são analisados o acompanhamento do pré-natal, onde as pacientes devem fazer os exames, consultas de rotina e odontológicas para que o parto ocorra de forma saudável.
São acompanhados também pacientes com hipertensão e diabetes que recebem monitoramento, exames e consultas pelo menos uma vez a cada seis meses e mulheres entre 24 a 64 anos, com a coleta de preventivo a cada dois anos. No caso das crianças, é monitorada a vacinação da faixa etária de até um ano de idade.