Pirataria

O fechamento de uma fábrica que produzia falsificações de carros das marcas Ferrari e Lamborghini em Itajaí ganhou repercussão na imprensa internacional, com reportagens nas redes Fox News e CNN. Grandes jornais, como o The New York Times, dos Estados Unidos, e o The Guardian, inglês, também se interessaram pelo assunto. Todos destacando a ousadia da  “montadora” catarinense, cujos donos vieram a público se explicar com a maior cara de pau.

Foto: Divulgação


 

Pedágio ambiental

Assunto polêmico que volta depois do recesso no Parlamento estadual: esta semana foi aprovada a admissibilidade de proposta de emenda constitucional que proíbe a cobrança de taxa de qualquer natureza que limite o tráfego de pessoas ou de bens, como a de preservação ambiental, pelo município de Bombinhas. Governador Celso Ramos cobrou a sua no último verão. São Francisco do Sul e Itapoá tem projetos de fazer o mesmo. Se a moda pega….

Campanha

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço, até parece estar em campanha política. Em encontro com empresários na Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, esta semana, centrou sua fala na defesa da manutenção do atual índice do duodécimo como forma de assegurar maior eficiência nos trabalhos do sistema judicial. O fez, porém, descrevendo ações de racionalização de custos e o volume das demandas. O Estado concentra atualmente a impressionante pilha de 4,2 milhões de processos.

Miriam Leitão 1

É imensa a repercussão nacional do cancelamento da participação da jornalista Miriam Leitão na 13ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul. Entre os que vieram a público defende-la está o apresentador Chico Pinheiro. Em mensagem a ela, escreveu: “Eu dizia que estávamos entrando na Idade Média. Quando 7% dos brasileiros (quase 15 milhões) acreditam que a Terra é plana (Datafolha), não se pode esperar que o exercício intelectual seja tolerado. O livro é arma perigosa, Miriam”.

Mirian Leitão 2

As folhas chegaram ao advogado Danilo Faggian, de Jaraguá do Sul, como o primeiro a subscrever abaixo-assinado eletrônico que levou ao cancelamento da participação da jornalista. A petição foi hospedada no site da Avaaz, especializado nesse tipo de ação, na tarde de segunda-feira e dois dias depois tinha 3.300 adesões. Em página de rede social ele tem fotos de apoio a Jair Bolsonaro e ao governador Carlos Moisés. É praticante de tiro esportivo e opositor de políticas de desarmamento.

Fla-Flu

Tudo indica que será em Tubarão que o governador Carlos Moisés medirá suas forças políticas mais que em qualquer outro município de SC em 2020. Seu candidato a prefeito, do PSL, já está praticamente escolhido. É o empresário Luciano Menezes. E seu adversário será o prefeito Joares Ponticelli, do PP, que por pouco não se mudou para o PSL. Tudo indica que os demais partidos, se não se coligarem, ficarão só assistindo a peleja.

Viva!

O setor cultural de SC tem o que comemorar,  porque vai contar com até R$ 75 milhões anuais para o financiamento de projetos através do ICMS das empresas. Lei aprovada quarta-feira permite que até 3% do valor a ser recolhido deste imposto por cada empresa seja destinado a projetos culturais.

Mais rápido

Dia 22 encerra o prazo do processo licitatório para contratação da empresa que fará a recuperação do trecho da rodovia SC 108, em Guaramirim. O processo tramita em Regime Diferenciado de Contratação (RDC), modelo mais rápido que as licitações comuns. Agora resta esperar o fim do prazo e o anúncio da empresa vencedora, além de torcer para que os concorrentes perdedores não entrem com recursos impugnatórios. Desde fevereiro o trecho está interditado em decorrência de um deslizamento de terra.

Bomba baixa

Vendedor de combustíveis que usa a chamada “bomba baixa”, prática na qual, por meio da adulteração no equipamento, o consumidor recebe menos produto do que o registrado, como se constatou esta semana em SC, não merece só ser multado e preso. Tem que ter a concessão cancelada e seu negócio fechado. Bandidos!

Parque nacional

O presidente do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, Homero de Giorge Cerqueira, assinou um decreto para instituir o grupo de trabalho que vai analisar a proposta de revisão dos limites do Parque Nacional de São Joaquim, localizado na região serrana de SC e um dos mais visitados de toda a região Sul do Brasil. Criado há 58 anos, essa é a primeira ação concreta do ICMBio, que o administra. Há décadas sofre pressões para ter seus limites e categoria redefinidos.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome