Como informado, Nova Trento vai sediar, de 23 a 27 de setembro, uma das provas de atletismo mais exigentes do mundo: a Mons Ultra Trail, com percursos 104, 85, 55, 25 e 12 quilômetros e envolvendo a  cadeia de montanhas que existe no município,  liderada pelo Monte Barão de Charlach, que com toda a sua imponência desafiará todos os 500 atletas.

Na apresentação que fizeram há dias para diretoria e associados da Associação Neotrentina de Turismo (Neotur) seus coordenadores explicaram que Nova Trento foi escolhida, dentre vários outros locais concorrentes em todo Brasil, por algumas particularidades além de sua religiosidade e gastronomia: é sua cadeia de montanhas desafiadoras, como os montes Barão de Charlach, com 1,148m; Lima, 1,090; Bela Vista, 850m; da Onça, 525m; e o Morro da Cruz onde os atletas poderão se desafiar e testar seus limites.

Explicaram ainda que entre os objetivos da prova está a valorização de atletas profissionais (para isso conta com uma equipe especializada, devidamente setorizada para atender todas as demandas, inclusive da comunidade onde é realizada), e incentivar novos atletas e iniciantes a ingressar- se no circuito trail, tornando a prova mais atrativa e competitiva. Também quer ser motivadora do ecoturismo e do trekking de montanha, através de ações estratégicas que visam a sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Reconhecimento – Há pelo menos seis anos que os organizadores pensam em Nova Trento como um palco permanente para a prova e durante todo este tempo eles tem feito visitas de reconhecimento, pensando e planejando o percurso, marcação, estrutura e capacidade de receber os atletas.

Uma das primeiras e boas constatações: Prefeitura, empresários e moradores abraçaram o evento com muita boa vontade. Os proprietários de terrenos onde a prova passa estão liberando a passagem com muita boa vontade. Além de excelentes patrocínios de empresas, que verdadeiramente “abraçaram” o evento, outro atrativo são os cinco percursos, de 12, 25, 55, 85 e 104 quilômetros, com uma relação média de 70% de trilha, 25% estradão e 5% asfalto.

O tipo de terreno é basicamente de floresta fechada, com trilhas técnicas e mais travadas onde correr não é nada fácil. Entretanto, é possível correr bem e solto por muitos quilômetros. Este é, inclusive, é um dos pontos mais positivos da prova, o mix de terreno travado e terreno corrível.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome