Proteger a integridade  e saúde dos atendentes de estabelecimentos bancários, cooperativas de crédito e casas lotéricas  e dos que utilizam tais serviços  é o principal objetivo do projeto de lei de origem legislativa 01/2023, de autoria do vereador  Gabriel Pereira Battisti (PSDB), que deu entrada nesta semana, obrigando tais instituições a instalar divisórias de acrílico incolor ou material similar nos guichês e mesas de atendimento, de modo a separar o atendente do cliente que está recebendo o atendimento, preservando a saúde de ambos. O projeto foi lido na sessão de terça-feira, 25, que não teve votações em pauta.

O legislador diz, na justificativa do projeto, que a instalação de tais divisórias reduzem consideravelmente o risco de transmissão de doenças respiratórias no momento do atendimento, preservado a integridade da saúde das partes. Gabriel Battisti destaca que está em plena vigência decreto estadual, de 16 de junho deste ano, declarando situação de emergência de saúde pública em Santa Catarina em virtude de síndromes respiratórias, na rede hospitalar. Ressalta que o Estado encontra-se em um cenário preocupante no que diz respeito a doenças respiratórias.

Destaque na sessão foi a apresentação de 17 indicações

A sessão de terça-feira da Câmara dos Vereadores destacou-se pela apresentação de 17 indicações, número raro em tempos recentes, todas pedindo providências do Executivo.

Foram as seguintes:

Do vereador Gustavo Orsi (MDB), para instalação de bueiros na Rua Felipe Schmidt, no bairro Ponta Fina Sul, no final do calçamento.

Do vereador Gustavo Orsi (MDB), para instalação de placas de proibido estacional na Rua Estanislau Dalri, no bairro Vigolo.

Do vereador Gustavo Orsi (MDB), para um melhor ordenamento do estacionamento ao lado da CDL, no Centro, com a colocação de material de melhor qualidade e, assim, permitir melhor utilização do espaço pelos usuários.

Do vereador Gustavo Orsi (MDB),  para colocação de resíduos de asfalto, retirado da rodovia, se possível, na rua onde reside o Sr. Edio José Cassaniga, em Indaiá, distrito de Claraiba.

Do vereador Gustavo Orsi (MDB), para alargamento e colocação de material na Rua Augusto Cassaniga, em Indaiá, distrito de Claraiba.

Do vereador Gustavo Orsi, para que sejam avaliados os trabalhos de recolocação de placas indicativas de trânsito e pontos turísticos da cidade; algumas estão deslocadas e outras retiradas e não reinstaladas.

Do vereador Gabriel Pereira Battisti (PSDB),  para substituição de lâmpada nas proximidades da residência da Sra. Lida Kniss de Oliveira, no bairro Mato Queimado.

Do vereador Gabriel Pereira Battisti (PSDB), para patrolamento da estrada geral de Três Barras, no interior do município.

Do vereador Gabriel Pereira Battisti (PSDB), para patrolamento da Tifa dos Turaci, em São Valentim.

Do vereador Gabriel Pereira Battisti (PSDB), para patrolamento da estrada geral de Alto Pitanga, no interior do município.

Do vereador Gabriel Pereira Battisti (PSDB), para conserto do ponto de ônibus localizado nas proximidades do caldo de cana Martinelli, no distrito de Claraiba.

Do vereador Gabriel Pereira Battisti (PSDB), par conserto das cercas de proteção do parquinho da Praça Getúlio Vargas, no Centro.

Do vereador Gabriel Pereira Battisti (PSDB), para construção de uma boca de lobo na Rua Santo Inácio, em frente ao posto Nova Itália.

Do vereador Flávio Felipe Dalpra (MDB),  para que se faça estudo visando o alargamento da Rua Guilherme Wenske, no distrito de Claraiba.

Do vereador Flávio Felipe Dalpra (MDB), para instalação de rede de drenagem urbana na Rua das Palmeiras, distrito de Claraiba.

Da vereadora Neide Maria Cipriani Motta (MDB), para patrolamento da Rua José Daicampi, no bairro Espraiado.

Da vereadora Neide Maria Cipriani Motta (MDB), para patrolamento da Rua Geral da localidade de São Caetano.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome