A questão do auxílio financeiro do governo federal a estados e municípios foi destaque na Assembleia da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis realizada por videoconferência, semana passada, com a participação do prefeito Gian Voltolini, de Nova Trento.  Todos manifestaram grande preocupação com a queda na arrecadação em seus municípios em razão da pandemia pelo novo coronavírus.

Os gestores têm tomado diversas medidas para reduzir o custo da máquina administrativa sem afetar o trabalho no combate a pandemia. No entanto, manifestaram, é necessário socorro financeiro urgente. O prefeito de Nova Trento relatou que a queda na receita do município no repasse do Fundo de Participação dos Municipios (FPM) como de ISS, em abril, foi de aproximadamente R$ 340 mil, valor que deve se repetir nos próximos meses, para mais ou para menos, dependendo do grau de recuperação econômica.

Cleci Veronezi, prefeita de Rancho Queimado, município de cerca de 3 mil   habitantes, registra queda na arrecadação de quase 50%. São João Batista, com 37.400 habitantes, registra mais de 2.500 desempregados somente no setor calçadista, e queda na arrecadação geral em torno de 30%, segundo o prefeito Daniel Candido Netto. O prefeito de Biguaçu, de 68.400 habitantes, Ramon Wollinger, relatou que em abril queda de arrecadação chegou a 20%.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome