A reciclagem do lixo em Nova Trento, que já foi um modelo, inclusive com premiação nacional, não é mais a mesma, lamentavelmente: o relaxamento é explicito e pode ser visto nas ruas, preocupando cada vez mais quem faz o serviço de recolhimento. A pandemia pode ser um motivo.

Mas há reações a caminho: a partir desta segunda-feira, 25, começa a entrega, de casa em casa, de folders com todas as informações básicas, com explicações do que é lixo reciclável, rejeito e orgânico e o cronograma de coleta,  para que se faça a reciclagem de forma correta, entre outras informações.

Mas como o relaxamento estava passando dos limites, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente determinou que em casos mais abusivos o lixo não fosse recolhido e para as pessoas que procederam de forma inadequada o recado é dado colado na própria embalagem, em adesivo com a inscrição “Lixo misturado”.

Conscientização – Outra reação está agendada para o dia  2 de maio quando ambientalistas da empresa Lider Ambiental, de Brusque, que recebe o lixo de Nova Trento, darão iniciou a um ciclo de palestras em todas as escolas do município. O principal objetivo, explica do biólogo Marinho Tomasi, é que os estudantes se conscientizem da importância da reciclagem do lixo e leve a mensagem para seus pais,

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pensa inclusive em algo mais incisivo após esta campanha, em parceria com as empresas que fazem o serviço, nos casos mais reincidentes: não fazer mais o recolhimento do lixo, deixado-o diante das casas e estabelecimentos comerciais, quando não estiver devidamente reciclado, e de forma subsequente aplicar multas, conforme o Código de Posturas.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome