Retomada

Depois de dois anos de agoniante espera, os grandes eventos presenciais do segmento turístico em SC serão retomados, finalmente. Um dos principais, dias 27 e 28 de maio, é a Bolsa de Turismo Nacional/Mercosul, em Itajaí e Balneário Camboriú. Destina-se a venda de destinos e atrativos do país para o turismo interno e também para atrair e recepcionar os estrangeiros.

Eleições 2022

Juntando tudo o que vários analistas estão dizendo nas últimas horas sobre a sucessão em SC: o MDB marchará ao lado do governador Carlos Moises (Republicanos), com o deputado federal Celso Maldaner de vice, enquanto o também deputado federal Carlos Chiodini  disputaria a vaga para o Senado. As outras chapas estão se ajustando. Tudo tende a ser uma disputa muito equilibrada.

Fogo amigo

A aproximação do MDB do Nordeste com Lula irritou caciques do partido no Sul, mais alinhados a Bolsonaro ou a Simone Tebet, como é o caso do deputado federal catarinense Rogério Peninha Mendonça, muito próximo do presidente da República. “Nós somos contra essas figuras velhas do partido que estão com o Lula”, afirmou ele para o “Estadão”.

Passaporte

Ao contrário de vários Estados, a UFSC pôde, finalmente, retomar suas aulas presenciais, ontem, exigindo o passaporte da vacina. Outras 50 das 69 universidades federais também fizeram o mesmo. Em fevereiro, o Supremo Tribuna Federal decidiu que as instituições federais de ensino superior tinham autonomia para exigir comprovante de imunização da covid para aulas presenciais. Nisso, pelo menos, os “supremos” pareceram razoáveis.

Dois perdidos

Um cacique da política estadual fez a pertinente observação em uma roda, anotando que duas lideranças de repente se perderam no tempo e no espaço na disputa pelo governo estadual: o agora ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antidio Lunelli, e o senador Dário Berger. Ninguém  parece quere-los.

Proteção animal

Passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa projeto de lei que propõe a criação do Conselho Estadual de Proteção Animal, que seria um dos primeiros do Brasil. A autora é a deputada Paulinha (Podemos), que tem base eleitoral em Porto Belo e Bombinhas, municípios onde ainda sobrevive a famigerada farra do boi.

Homenagem

Graduado em Sociologia pela UFSC e com 50 anos de atuação no rádio e na TV, o radialista Renei Roberto Popper receberá homenagem no 13º Encontro da Imprensa Catarinense, o maior evento da comunicação barriga-verde, dia 6 de agosto, na sede social da CDL, em Chapecó. A homenagem fará parte da programação dos 90 anos de fundação da ACI e deverá juntar cerca de 500 profissionais de comunicação de todo Estado.

Contrastes

Há dois Brasis quanto ao saneamento em SC: no Estado não há mais nenhum lixão a céu aberto, há anos. Uma lei federal determina que nenhum deles poderá continuar a partir de 2024 em todo país. De  outro lado,  SC convive numa posição humilhante quanto ao tratamento de esgoto, conforme o último levantamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária: está em penúltimo lugar entre os 27 Estados. Em situação pior só está o Piauí.  Dos 295 municípios catarinenses, só 30 têm rede coletora e tratamento de esgoto.

Bombacha

A política no Rio Grande do Sul ferve, não propriamente para o governo do Estado, mas sim para o Senado, com uma briga de gigantes. Junta a ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD), que foi vice de Geraldo Alckmin na eleição passada, e o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos). Por fora, corre o brilhante senador Lasier Martins, do Podemos.

Memória e futuro (1)

Atualmente morador de Chapecó, o historiador e escritor Fernando Boppré estará em Florianópolis no fim do mês para duas agendas. Dia  28,  na Fundação Badesc, lança “Sándor Lénárd no Fim do Mundo” (Ed. Humana), livro de sua autoria, e  dia 30, no Museu Histórico de SC, é convidado do encontro Diálogos, promovido pelo Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea.

Memória e futuro (2)

No tema “Arqueologia Digital: Do Passado ao Futuro”, Boppré amplia a compreensão conceitual entre memória e arquivo, aponta as significações e valores no contexto de uma trajetória individual e coletiva. A abordagem analisa a falta e o excesso de arquivos no tempo contemporâneo. Na mesa, estará ao lado do cineasta e produtor Marco Martins, que traz a sua experiência na construção dos arquivos audiovisuais como patrimônio cultural.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome