Com cerca de 10% dos visitantes que costumava receber em tempos normais (uma média de 90 mil por mês e agora cerca de 4 mil, no máximo), o Santuário Santa Paulina está sendo estimulado a retomar suas atividades para que, direta ou indiretamente, também ajude na recuperação da economia de Nova Trento, principalmente do comércio e do turismo.

A iniciativa pela reativação gradativa das atividades foi tomada pelo prefeito Gian Voltolini, que destacou seu chefe de gabinete e secretário de Turismo e Cultura, Sálvio Tonini,  e o secretário de Administração e Finanças, Valdemir Quaiatto, para coordenarem uma reunião com as Irmãzinhas da Imaculada Conceição e com os administradores do Santuário Santa Paulina, realizada ontem, 1º, em Vígolo.

Esse primeiro encontro, diz o secretário de Turismo e Cultura, Sálvio Tonini, foi para estabelecer as bases da retomada, já que as atividades do complexo religioso estão praticamente paradas desde 17 de março, quando foi editado o decreto estadual estabelecendo várias restrições à locomoção de pessoas devido à pandemia de covid-19.

Outro motivo que motivou a reunião foi a portaria 583, de 24 de agosto, do governo estadual, liberando o transporte por fretamento (excursões) em território catarinense. O santuário neotrentino e a Secretaria de  Turismo  tem respondido muitos contatos, de todo país, de pessoas e empresas, principalmente as ligadas ao turismo religioso, pedindo informações sobre as atuais condições, em Nova Trento e Santa Catarina, para que possam, elas também, empreender deslocamentos para Nova Trento e assim reiniciar ou dar mais dinâmica às suas atividades.

A decisão da reunião é que as atividades serão reiniciadas, dentro dos limites possíveis estabelecidos pelas autoridades, sem prazos pré-determinados. Porém, a preocupação  – e as ações nesse sentido visam isso – é que os destinos turísticos, como é o caso do santuário neotrentino, estejam preparados. Fala-se, inclusive, numa grande avalanche de visitantes, principalmente daqueles que visitavam o santuário de forma frequente (pagadores de promessas, em especial) e que, devido à pandemia, estão ausentes há mais de seis meses.

Uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 8, com a presença do chefe do Destacamento da Policia Militar de Nova Trento, subtenente Charles Rodrigues, para analisar a possibilidade da corporação dar uma cobertura no santuário, pelo menos nos finais de semana, para que os visitantes atentem às normas de segurança sanitária, como evitar aglomerações. Uma das estratégias é agendar mais missas durante o dia. Depois desta nova reunião novos encaminhamentos serão tomados para que, da forma mais segura possível, os visitantes possam voltar ao santuário neotrentino.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome