O Supermercado Bittencourt fez o primeiro registro de rótulo e produto certificado no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Nova Trento, recentemente regulamentado. O rótulo é de uma linguiça de carne suína defumada, que o supermercado começou a produzir no início deste mês, dentro dos novos padrões sanitários.

Para se credenciar à certificação o supermercado fez completa reforma no espaço onde funcionava seu açougue, com salas de manipulação e defumação em azulejos brancos, além de pias de lavação de utensílios e higienização de mãos. Paralelamente, promoveu a adequação da documentação, treinamento de pessoal e a contratação de um médico veterinário como responsável técnico.

O supermercado já está produzindo uma média de 150 quilos de linguiça por semana, produção que está sendo vendida inteiramente no mercado local, embora, se tivesse disponibilidade, poderia leva-la para toda região da Grande Florianópolis. Com o sucesso da certificação, o supermercadista Valmir Bittencourt ficou entusiasmado e motivado a dar entrada, na Prefeitura, com pedidos para conseguir rótulos de linguiça de outras carnes temperadas, como de bovino e frango.

Adesão

O decreto municipal 095/2019, de maio deste ano, regulamentou  o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em Nova Trento. Baseado na lei municipal  2.666, de 22 de fevereiro de 2018, o SIM torna obrigatório o  cadastramento, inspeção e fiscalização de todos os estabelecimentos que venham a comercializar produtos de origem animal dentro do município.

Conforme o decreto, os produtores terão 180 dias – até dezembro deste ano –  para se adequar.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente avisa que está à disposição para esclarecer dúvidas e orientar sobre os procedimentos de como requerer o selo do serviço de inspeção, que é coordenado pela médica veterinária Ana Luiza de Sousa.

Para não ficar na ilegalidade, a regulamentação é necessária para todos os produtores que pretendem comercializar ou que já comercializam carne e leite e seus derivados, mel, pescado, ovos, entre outros produtos de origem animal. Após o término do prazo para a regularização, a Vigilância Sanitária Municipal estará autorizada a recolher os produtos que estiverem sendo comercializados sem o selo.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome