Teste do pezinho 1

O Senado aprovou anteontem projeto de lei que amplia o número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho aplicado pelo SUS. Esse teste é feito a partir da coleta de gotas de sangue dos pés dos recém-nascidos e atualmente engloba seis doenças: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Com a mudança passará a alcançar 14 grupos de enfermidades.

Teste do pezinho 2

Contribuiu muito para aprovação unânime do projeto manifestação emocionada do senador Esperidião Amin (PP-SC) ao lembrar que o referido teste é feito em SC desde 1984, previsto pela lei estadual 6.762, de 1986, que o tornou obrigatório, às expensas do governo do Estado.

Senadores candidatos

Mais cedo ou mais tarde o senador Jorginho Mello (PL-SC) pode virar um inimigo do governador afastado Carlos Moisés. Integrante da CPI da Covid no Senado, ele é, também, pré-candidato declarado ao governo de SC. E a CPI, tudo índica, terá Moisés como um dos alvos. Jorginho, até onde se sabe, e ele mesmo demonstra publicamente, fará tudo para blindar Bolsonaro na CPI, embora diga que sua atuação será pautada “pela responsabilidade e pela isenção”.

Inconstitucional

O Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucionais dispositivos do Código Estadual do Meio Ambiente de SC (lei estadual 14.675), que dispensavam ou simplificavam o licenciamento ambiental para atividades de mineração a céu aberto no Estado, como as de cascalho de rios para construção civil. Quem fez o questionamento foi o procurador geral da Republica, Augusto Aras, para quem houve invasão da competência da União para editar normas gerais sobre proteção do meio ambiente e ofensa aos princípios da precaução e do ambiente ecologicamente equilibrado. Vem muita confusão por aí, depois de tanto tempo, já que a lei é de 2009.

Compulsão

O estridente senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid-19, quer convocar trocentos depoentes. Estaria pesquisando pessoas que estavam passando batido pelo radar da comissão. Quem sabe, nessa compulsão que tem pelos holofotes, resolva convocar também o motorista, a empregada doméstica e a esposa do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, só porque Bolsonaro gosta dele.

Novas leis

A governadora Daniela Reinehr sancionou duas novas leis estaduais esta semana. A 18.104 obriga a divulgação de mensagem incentivando a doação de sangue em todas as competições esportivas e eventos culturais, vem como em clubes de futebol mantidos pelas entidades ou órgãos da administração direta e indireta ou que recebam patrocínio de  órgãos públicos. A 18.105 obriga a exibição de propagandas ou de campanhas de conscientização de enfrentamento à violência domestica nos eventos realizados e patrocinados pelo governo do Estado.

Falta vacina

Levantamento da Frente Nacional de Prefeitos, publicado ontem pela revista Veja, aponta que ao menos 115 cidades em 18 Estados, suspenderam a aplicação da segunda dose da CoronaVac por falta de imunizante. Entre elas Florianópolis e outros nove municípios. Lamentável.

Pênalti  

Este espaço está entre os que já foram apaixonados pelo futebol de SC. Agora nem tanto. Notícias como a das últimas horas contribuem para isso. O Marcílio Dias e Chapecoense não mais se enfrentarão neste domingo pelas semifinais do Campeonato Catarinense. O nó é a denúncia de que o zagueiro Alisson, do Hercílio Luz, teria jogado de forma irregular contra o Brusque, ainda pela nona rodada.

Homenagem merecida

O Conselho Universitário da UFSC aprovou por unanimidade, esta semana, proposta de dar o nome da atriz e diretora teatral Carmen Fossari ao  seu teatro. Carmen era servidora da universidade desde 1979 e faleceu na madrugada do último dia 18, aos 66 anos. Carmen não só criou o Teatro da UFSC como o construiu e foi sua alma.

Loteria

Deve vir por aí a Loteria da Saúde, em discussão no Congresso Nacional, para financiar ações de combate à pandemia de covid-19. Conforme o texto, enquanto estiver vigente a pandemia, seus recursos deverão ser usados exclusivamente em ações de prevenção, contenção, combate e mitigação dos seus efeitos, por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS), que ficará também com os prêmios não resgatados.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome