Superlotado, e nos últimos dias operando além de sua capacidade devido à pandemia, o Hospital Imaculada Conceição enfrentou hoje, 18, um novo e preocupante problema: o furto de cinco cilindros de oxigênio, que estavam na reserva, esperando utilização em caso de urgência ou emergência.  A falta deles foi constatada por funcionários na manhã de hoje.

Foto: Divulgação

Os cinco tubos furtados ficavam próximo a uma porta do hospital, ali colocados para que seu transporte, em caso de urgência, fosse rápido e fácil. Todos estavam cheios e lacrados. Para seu abastecimento rotineiro e normal o hospital tem um tanque de oxigênio, que é guardado numa dependência especial. O prefeito Tiago Dalsasso esteve no hospital (fotos) para inteirar-se do acontecimento e tomar providências.

Foto: Divulgação

A Polícia Militar foi acionada e a diretora do hospital, Neide Maria Cipriani Motta, registrou boletim de ocorrência. A Polícia Militar já iniciou a investigação a partir de imagens de  câmeras de monitoramento.

O prefeito Tiago Dalsasso não escondeu a grande preocupação e tensão com o acontecido.  “Isso nos deixa muito tristes porque, em plena pandemia, o oxigênio é de extrema necessidade e importância”, afirmou, sem esconder o desafio diário que a Prefeitura tem enfrentado para conseguir os insumos usados no hospital diante da atual demanda devido à covid-19.  Sua esperança é que as autoridades policiais logo alcancem sucesso nas investigações.

Apelo à comunidade –  O responsável técnico pela UTI do Hospital Imaculada Conceição, Dr. Fernando Oto dos Santos, fez esta tarde um e apelo à comunidade neotrentina, informando que com o colapso no sistema de saúde – ocupação máxima de leitos e recordes diários no número de mortes – os profissionais vêm enfrentando cenários de guerra em todo o país.

E em Nova Trento não está sendo diferente. O apelo que faz é que todos permaneçam em casa porque os hospitais –  como também é o caso do Imaculada Conceição –  não tem estrutura para dar vazão a todos os pacientes que chegam na emergência, e sem possibilidade de serem transferidos para a UTI, que está superlotada. No seu dramático apelo, além de pedir que as pessoas rezem, “porque dias sombrios virão”,  clama para que além de ficarem em casa os neotrentinos sigam todas as medidas de prevenção, como uso de máscara, lavação constante das mãos e manter distanciamento social.

———————————————————————————————–

“Editado por O Trentino”

INFORMAÇÃO ATUALIZADA 

Esclarecido o furto de tubos de oxigênio

No final da tarde desta quinta-feira, a Polícia Militar de Nova Trento esclareceu o furto dos tubos de oxigênio no Hospital Imaculada Conceição. Através das câmeras de segurança de um estabelecimento vizinho da unidade hospitalar, foi verificado que os tubos de oxigênio foram retirados do hospital por um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço à instituição.

Como isso foi feito sem aviso prévio tanto à direção do hospital como ao funcionário responsável pelo abastecimento de tal produto, inicialmente tudo pareceu ter havido furto. O delegado Conrado Ferri Cintrão, da Polícia Civil instaurou um inquérito policial onde serão chamados os funcionários da empresa para prestarem esclarecimentos.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome